Diocese de Taubate conclui fase Diocesana do Sínodo

A diocese de Taubaté realizou no sábado, 02 de abril de 2022 a Assembleia Pré-sinodal, que ocorreu na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Taubaté, encerrando a fase diocesana do Sínodo 2021-2023 convocado pelo Papa.

A Assembleia teve como objetivo rezar, ouvir, refletir e discernir, em conjunto, a experiência do sinodal.

A programação do encontro começou com a Celebração da Palavra, presidida por Dom Wilson Angotti, bispo diocesano, que falou do trabalho constante de unidade da Igreja.

“A Igreja tem que ser expressão de comunhão constante, isso não é novidade na Igreja, mas somos chamadas mais intensamente hoje a esse exercício, disponhamo-nos, pois, a ouvir, a caminhar junto com os outros. Sempre ouvir, caminhar junto implica também uma renúncia a nós mesmos, mas isso é próprio do discípulo (…) sigamos, pois, atentos, sensíveis aquilo que o Espírito Santo Nos inspira para que seja tudo isso colocado para a comunhão fraterna, para crescimento e enriquecimento da Igreja, para que nossa missão se realize”, rezou.

Foram convocados para a Assembleia Pré-sinodal todos os párocos, vigários, membros do Conselho Diocesano de Pastoral e membros dos Conselhos Pastorais das Paróquias (CPP’s) que participaram da última Assembleia Diocesana, totalizando aproximadamente 200 pessoas.

Durante o encontro, um representante por Forania, uma religiosa, um padre e um membro do Conselho Diocesano de Pastoral representaram todas as instâncias consultadas no processo do Sínodo e deram o testemunho de como foi a experiência concreta da fase diocesana.

Vera Lúcia Golombieski, leiga representante da Forania Bom Jesus, em sua partilha sobre a experiência na consulta falou

“Diante dessa vivência, eu senti em meu coração que isso foi uma grande honra, participar de todo esse processo, porque além de ser histórico, foi algo inédito, e o melhor é quando encerram o sínodo, haverá um documento e poderemos olhar para esse documento e nos encontrar lá, a participação de cada um”, colocou.

Diácono João Bosco, representante da Forania Nossa Senhora do Bom Sucesso, atentou para a necessidade de aproximação do clero ao povo.

“O Sínodo fez com que nós, como clero, pudéssemos enxergar os nossos irmãos leigos como aqueles que caminham conosco. E quando nós abraçarmos o caminhar juntos, teremos uma maior participação na nossa Igreja. A igreja será uma realidade na sua missão de Evangelizar, então a alegria de participar deste sínodo é ver a alegria das pessoas poder expressar os seus sentimentos em relação à Igreja, e esse momento que nós paramos para realizar o Sínodo que manifesta concretamente o ser comunhão”, disse o Diácono.

A equipe de redação da Síntese Diocesana do Sínodo apresentou o texto, escrito a partir das contribuições recebidas das foranias, que ouviu todas as 49 paróquias da Diocese, do Clero, dos religiosos e do Conselho Diocesano de Pastoral, que será enviada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil para a fase seguinte do Processo Sinodal

Esta Assemblei pré-sinodal faz parte do processo do Sínodo 2021-2023 e acontecerá em todas as Dioceses do mundo inteiro, cada qual a seu tempo.

A Caminhada da Diocese no processo do Sínodo:

O processo do Sínodo na Diocese de Taubaté começou no dia 28 de setembro de 2021 com uma reunião convocada pelo Bispo Diocesano, Dom Wilson Angotti, para a criação da Equipe Sinodal Diocesana.

04 de outubro de 2021 – Publicação do Decreto de Constituição da Equipe Sinodal Diocesana.

17 de Outubro de  2021  – Celebração litúrgica de abertura da fase diocesana do Sínodo.

27 de Outubro de 2021 – Reunião extraordinária do clero para consulta sinodal

De novembro de 2021 a janeiro de 2022 – Consulta sinodal realizada nas 49 paróquias que integram a Diocese de Taubaté.

27 de novembro de 2021 – Reunião do Conselho Diocesano de Pastoral para consulta sinodal

12 de fevereiro de 2022 – Encontro dos religiosos e religiosas com o Bispo Diocesano, Dom Wilson, para uma manhã de oração, formação e confraternização sobre o tema do Sínodo.

17 de março de 2022 – Reunião da Equipe Sinodal Diocesana com o Bispo Diocesano para elaborar a síntese final e para preparar o Encontro Diocesano Pré-sinodal.

02 de abril de 2022 – Assembleia Diocesana Pré Sinodal para apresentação da síntese diocesana do processo de escuta do Sínodo.