Seminário Diocesano

O Seminário Diocesano Santo Antônio foi fundado por Dom Epaminondas Nunes d’Ávila e Silva, o primeiro bispo da Diocese de Taubaté em 20 de fevereiro de 1910. Havia pouco mais de dois meses da posse de Dom Epaminondas e este já se preocupou com a criação do Seminário a fim de que sua imensa Diocese pudesse ser provida de santos e bons pastores. Assim, no sobrado localizado a Avenida Tyndal (hoje Granadeiro Guimarães) pertencente a Ordem Terceira de São Francisco, foi instalado o Seminário Menor da Diocese de Taubaté dedicado à Santo Antônio. O primeiro reitor foi o Reverendíssimo Frei Bernardino de LaValle que juntamente com outros capuchinhos e dois leigos, os irmãos Euzébio e Gastão Câmara Leal, tiveram uma turma inicial de vinte e quatro rapazes. De 1912 a 1920 a reitoria do Seminário esteve com os padres diocesanos, de 1920 a 1924 a direção passou para os padres do Sagrado Coração de Jesus que vinham da Alemanha a pedido de Dom Epaminondas. Em 1924 o Monsenhor Aníbal de Melo assume a reitoria e desde então somente padres diocesanos ocupam a reitoria da casa.

Em março de 2012, o Seminário Santo Antônio ganhou uma nova casa e até março de 2021 ocupou a residência localizada atrás do Monumento do Cristo Redentor, no bairro Alto São Pedro. Casa essa que foi moradia de Dom Francisco Borja do Amaral (1944-1976), 3º Bispo da nossa Diocese.

Em 2021, com a conclusão da construção de uma nova ala no Seminário São João Maria Vianey (Cura D’Ars) aconteceu a unificação das etapas em um mesmo espaço físico, no endereço da Vila São José.

O nome Seminário Diocesano Santo Antônio permanece em vigor e cada etapa tem seu respectivo processo e seu ritmo, mas com momentos de convivência fraterna entre ambas, como os momentos de oração comunitários e as celebrações eucarísticas. O endereço oficial atual é Avenida Tomé Portes Del Rei, nº 565 – Vila São José – Taubaté-SP.

Hoje, o Seminário Diocesano Santo Antônio abriga os alunos do Curso de Teologia e Filosofia sob a reitoria do Pe. Gustavo Sampaio e do Pe. Marcelo Henrique.

Entenda as Etapas de formação:

Segundo o Diretório para a Formação Presbiteral do Seminário Diocesano Santo Antônio de Taubaté, todo o processo formativo se fundamenta nas atuais Ratio Fundamentalis Institutionis Sacerdotalis, documento que trata sobre o dom da vocação presbiteral promulgada em 2016, e Diretrizes para a Formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil, promulgadas em 2018 e aprovadas pela Santa Sé. Três são as etapas da formação inicial dos futuros padres de nossa Diocese: o Propedêutico, os Estudos Filosóficos ou Discipulado, e os Estudos Teológicos ou Configuração.

Essas etapas visam a formação de cada seminarista, trabalhando as quatro dimensões da formação (humano-comunitária, intelectual, espiritual e pastoral-missionária) e têm o objetivo de formar o candidato ao sacerdócio enquanto pessoa, discípulo e pastor-missionário. Nesse percurso, cada um faz um profundo processo de discernimento e amadurecimento acerca de sua vida e vocação, sendo provocado a configurar-se a Jesus Cristo, o Bom Pastor.

Acompanhe:

Facebook: seminariosantoantonio