Sínodo convocado pelo Papa Francisco inicia em outubro a fase diocesana

Em abril deste ano, o Papa Francisco convocou toda a Igreja a participar do processo do próximo Sínodo dos Bispos, que se realizará em três fases: diocesana, continental e universal, de outubro de 2021 a outubro de 2023.

A Diocese de Taubaté, neste mês de outubro, mês das missões, inicia em comunhão com toda a Igreja, o processo do Sínodo sobre a sinodalidade, na fase diocesana, com o tema: Ser Igreja sinodal: comunhão, participação e missão.

O desejo do Papa Francisco é que todo o Povo de Deus contribua por meio deste Sínodo, com a vida e a missão da Igreja, tendo presente os ensinamentos do Concílio Vaticano II para maior reforma da Igreja.

A Comissão Teológica Internacional assim define o conceito de sinodalidade: “Sínodo é uma palavra antiga e venerada na Tradição da Igreja, cujo significado recorda os conteúdos mais profundos da Revelação. (…) Indica o caminho que os membros do Povo de Deus percorrem juntos (…). A sinodalidade designa o estilo peculiar que qualifica a vida e a missão da Igreja, exprimindo a sua natureza como Povo de Deus que caminha em conjunto e se reúne em assembleia, convocada pelo Senhor Jesus, na força do Espírito Santo para anunciar o Evangelho. Ela deve exprimir-se no modo de viver e agir da Igreja”. Para São João Crisóstomo, no século IV, “Igreja e Sínodo são sinônimos”. Para o Papa Francisco, a sinodalidade é “o caminho que Deus espera da Igreja” neste momento da história e não é um slogan, mas um estilo e uma forma de ser pelo qual a Igreja vive a sua missão no mundo.

A sinodalidade faz parte essencial da natureza da Igreja. Ser Igreja é ser sinodal: caminhar juntos, por um mesmo caminho na unidade do Corpo de Cristo e na diversidade dos dons e serviços. Por isso, somos chamados “discípulos do caminho”.

A eclesiologia de comunhão do Concílio Vaticano II, na Lumem Gentium nos capítulos I e II, define a Igreja como “Mistério”: sacramento universal de Salvação e como “Povo de Deus”. Estes dois conceitos de Igreja são essenciais para uma verdadeira compreensão da sinodalidade.

Na fase diocesana, vamos refletir e discernir o que Deus espera de nós: guiados pelo Espírito Santo, iluminados pela Palavra de Deus e unidos pela oração.

O objetivo deste processo sinodal na fase diocesana, é dar a oportunidade de escuta do Povo de Deus, para “discernir em conjunto como progredir no caminho para ser uma Igreja mais sinodal a longo prazo”. Será um período de escuta uns dos outros e de todos a escuta de Deus.

Como fazer parte desta fase?

Participando das consultas e refletindo sobre a questão fundamental: Uma Igreja sinodal, ao anunciar o Evangelho, “caminha em conjunto”. Como é que este “caminho em conjunto “acontece hoje em nossa Diocese? Que passos o Espírito Santo nos convida dar para caminharmos juntos?

Seguindo as orientações para realização da fase diocesana, Dom Wilson Angotti, bispo diocesano, constituiu uma Equipe Sinodal Diocesana, formada pelos membros: Ir. Marcia Aparecida de Araújo, mcjc, representante dos religiosos; Rosana Resende, representante dos leigos e do Conselho Diocesano de Pastoral; Pe. Gabriel Henrique de Castro, Equipe Diocesana de Conselho Pastoral (EDCP); Pe. Leandro Alves de Souza, EDCP; Pe. José Vicente, EDCP; Pe. Cipriano Alexandre de Oliveira, EDCP e Côn. José Luciano Matos Santana, Coordenador Diocesano de Pastoral. As tarefas da equipe é motivar e acompanhar as reuniões de consulta sinodal, elaborar a síntese e também concretizar o elo da Diocese com as paróquias e da Diocese com a CNBB.

A Diocese fez a seguinte programação para esta fase:

17 de outubro de 2021:  celebração litúrgica de abertura, às 9h, na Catedral de São Francisco das Chagas;

27 de outubro de 2021: reunião sinodal para a consulta dos presbíteros e diáconos no Seminário Diocesano Santo Antônio;

Novembro e dezembro de 2021: reuniões de consulta sinodal nas paróquias com a participação dos CPP’s , CAEP’s e todos os interessados;

Janeiro de 2022: sínteses nas foranias;

12 de março de 2022: reunião diocesana pré-sinodal;

21 de março de 2022:  encerramento da fase diocesana com entrega oficial da síntese a CNBB.

Almejo uma rica e frutuosa participação de todos para o fortalecimento da evangelização, da pastoral de conjunto da Diocese de Taubaté e de toda Igreja. Com a proteção de São Francisco das Chagas e de Nossa Senhora Aparecida. Participe!

Côn. José Luciano Matos Santana.
Coordenador Diocesano de Pastoral