Religiosos realizam encontro com o Bispo de Taubaté

Congregações e Institutos religiosos masculinos e femininos que compõem a CRB – núcleo Taubaté, portanto, presentes na Diocese de Taubaté, se reuniram na manhã do dia 12 de fevereiro, na Catedral de São Francisco das Chagas, com Dom Wilson Angotti, bispo diocesano de Taubaté.

O encontro foi com o intuito de celebrar o dia da Vida Consagrada, comemorado no dia 02 de fevereiro, data instituída pelo Papa Francisco em 2016, marcando o encerramento do Ano da Vida Consagrada.

O evento teve início com a Ofício das Laudes e, na sequência, Dom Wilson dirigiu uma reflexão abordando o tema do 16º Sínodo dos Bispos: “Por uma Igreja Sinodal: Comunhão, Participação e Missão”. Dom Wilson falou sobre a história dos Sínodos e explicou o significado deste que foi convocado pelo Papa Francisco que trata exatamente da sinodalidade na Igreja. “A Igreja que Jesus quer é uma Igreja de comunhão, não uma Igreja autorreferenciada, voltada para si mesma”, frisou. Ele convidou os religiosos a darem a sua contribuição a partir da seguinte questão: “Que passos o Espírito Santo nos convida a dar para caminharmos juntos?”.

Esteve também presente ao enconro, a Irmã Inês, membro da Equipe de Coordenação do Regional São Paulo, que falou sobre a importância dos religiosos se reunirem e darem vida ao núcleo. Ao final, foi escolhida a nova coordenação do Núcleo, tendo como animador o Frei Acácio, CFP . O Frei Alexandre, OFMConv., então animador, agradeceu a presença e participação de todos, se despedindo do núcleo para assumir uma nova missão em Curitiba, PR. Feita a oração final, o encontro se encerrou com uma confraternização no salão da Catedral.