Trabalho, estudo, família, lazer! E Deus, onde fica?

No decorrer de nossas vidas, acabamos nos deparando com as coisas que a vida oferece e que a idade nos obriga, de uma certa forma, a fazer. Trabalho, estudo, família e lazer, todos nós queremos ter tudo isso, gostamos de estar com a família, perdemos horas e horas com lazer e estudo para buscar sabedoria e crescimento, trabalhamos para alimentar nossos luxos e necessidades, dedicamos tempo para tudo isso, e quando chega o momento de Deus, estamos cansados.

O evangelho de São Lucas (14,26), diz que Deus sempre tem que ser o centro de tudo, ele precisa de fato ser nossa prioridade, suas coisas precisam ser cuidadas em primeiro plano, se O amarmos e servirmos ao seu Reino, com certeza teremos tempo para todas as outras coisas que gostamos de fazer. A total dedicação a Deus se dá de várias formas: na vida na paróquia, na fraternidade, com os amigos e, principalmente, na oração, que nos abre as portas de toda a vida com Deus. É a oração que alimenta nossa alma. A vida de oração é uma busca constante de Deus, é como um castelo, que no salão principal se encontra Deus, e para chegar até Ele temos que passar por vários outros cômodos. Para isso, precisamos cultivar a amizade com Deus, os ensinamentos da Igreja e a reta intenção, tudo isso se dá com a oração e, quando nos entregamos mais, buscando mais, vamos avançando um cômodo desse castelo, até chegar na sala que o Rei se encontra.

O caminho para priorizarmos a Deus começa na oração, é ela que vai nos alimentar para essa amizade com Ele. Cada um de nós pode encontrar sua forma de dedicação, fazendo o que gostamos e o que precisamos, como por exemplo trabalhar, sempre dedicando também um tempo para Deus, colocando-O no centro da vida e apresentando a Ele todas as nossas vontades e necessidades, assim teremos tempo para tudo e para todos que virem até nós. Precisamos aproveitar a vida, mas buscando sempre a santidade, e essa busca só se dá quando tomamos consciência de que Deus é a prioridade. Ele vive, Ele reina e Ele impera, agora depende de nós, cristãos, querer que Ele reine em nossas vidas e afazeres. Coloquemos Deus no “cômodo” central de nossas vidas e a chave que abre a porta deste cômodo é a oração.

Seminarista Wellington- 3º ano de teologia “Configuração”