Padres e bispos da Província Eclesiástica de Aparecida se reúnem em preparação à Páscoa

Os padres e bispos que integram a Província Eclesiástica de Aparecida participaram de um encontro que promove a “Preparação dos Presbíteros” para a Páscoa, para uma vivência profunda das celebrações mais importantes do calendário litúrgico e da fé cristã. A província é composta das seguintes dioceses:  Aparecida, Taubaté, São José dos Campos, Taubaté, Lorena e Caraguatatuba.

No encontro, dentro do contexto litúrgico da quaresma, rezou-se a oração da liturgia das horas seguida de uma reflexão para todo o clero e, posteriormente, a celebração penitencial, que prepara o exame de consciência para as confissões dos padres, além, e conclusivamente, de um momento oracional diante da imagem de Nossa Senhora Aparecida. O evento realizou-se no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida e foi vivenciado no dia 22 de março, das 8h30 às 12h00.

A meditação dirigida no encontro desse ano foi realizada pelo Pe. Flávio Destro, pertencente ao clero da diocese de São João da Boa Vista, São Paulo. Em sua reflexão, à luz do texto dos discípulos de Emaús e das obras literárias do Pe. Timothy Radcliffe, apontou 4 posturas importantes para a vida e espiritualidade do presbítero para com o povo de Deus: 1) escuta de coração; 2) caminhar junto; 3) hospitalidade (acolhida) e 4) experiência de fé. Além disso, considerou que é necessário desenvolver mais 4 atitudes; liberdade, verdade, alegria e espiritualidade. A vocação exige renúncias, e quem as faz com liberdade alcança serenidade. A verdade leva à fidelidade, conduzindo ao conhecimento dos dons e das fragilidades próprias. A alegria manifesta a vitalidade da fé como testemunho. E a espiritualidade dá fecundidade às palavras e aos trabalhos sacerdotais, de modo que faz também adquirir a consciência de que sem a graça de Deus nada se edifica.

A iniciativa do encontro de “Preparação dos Presbíteros para a Páscoa” é relevante pois, além da vivência e experiência espiritual do perdão de Deus, promove a fraternidade sacerdotal entre o clero da Província Eclesiástica de Aparecida.