Bispo Dom Wilson Angotti entrega o Símbolo da Fé para catecúmenos da Diocese

No dia 12 de março de 2022 às 18h, na Igreja Catedral São Francisco das Chagas, os catecúmenos da Diocese de Taubaté receberam a entrega do Símbolo da fé (Credo), das mãos do bispo diocesano, Dom Wilson Angotti Filho.

A entrega do Símbolo da Fé faz parte do processo catequético de inspiração catecumenal para adultos (acima de 18 anos), que visa de forma mistagógica e processual inserir o catecúmeno na vida eclesial e nos mistérios da fé, na preparação para receber os sacramentos da Iniciação Cristã (Batismo, Eucaristia e Crisma).

Estiveram presentes na celebração de entrega do “Símbolo da Fé”, além do bispo diocesano e dos catecúmenos, o pároco da Paróquia São Francisco das Chagas, Pe. Roger Matheus dos Santos, e os catequistas que acompanham cada catecúmeno, manifestando a importância da missão do catequista como instrutor e referência no caminho do conhecimento da fé.

Na celebração, após as leituras bíblicas, os catecúmenos puderam partilhar os versículos que mais lhes tocaram a sensibilidade e a atenção. Em continuidade, o Bispo Diocesano, Dom Wilson Angotti, refletiu sobre a importância e a dinâmica da fé na vida do cristão.

Ao transcorrer a celebração, Dom Wilson Angotti, entregou aos catecúmenos o Símbolo (Credo) Niceno-Constantinopolitano que foi professado por todos e dirigiu a oração em favor deles: “Senhor, fonte de luz e da verdade, imploramos vosso amor de Pai em favor destes vossos servos, purificai-os e santificai-os; dai-lhes verdadeira ciência, firme esperança e santa doutrina para que se tornem dignos da graça do Batismo. Por Cristo, nosso Senhor”.

O encontro da entrega do Símbolo da fé é significativo na caminhada dos catecúmenos, pois expressa o reconhecimento do percurso catequético realizado até então, e se trata-se de uma rica e significativa oportunidade de rezarem e interagirem com o Bispo Diocesano.

Assim, os catecúmenos têm sua preparação catequética enriquecida, para receberem os sacramentos, naquela que é a mais importante das celebrações do calendário litúrgico, a Solene Vigília Pascal, sendo cada qual na paróquia em que está integrado.