Missão de Férias 2023: Seminário Santo Antonio

Desde os ocorridos na Pandemia, nossos seminaristas não puderam realizar as missões de férias. Superados os desafios e obstáculos da Pandemia, e somados aos eventos da Igreja do Brasil – o 3° Ano Vocacional – e do mundo – o Sínodo dos Bispos por uma Igreja de Comunhão, Participação e Missão; em 2023 o Seminário Diocesano de Taubaté realizou trabalhos missionários nos dias 21, 22 e 23 de julho, contemplando diferentes lugares.

Iniciamos com a Celebração Eucarística na Catedral São Francisco das Chagas, entregando nossos trabalhos aos cuidados de Nosso Senhor. Ao final da missa, Padre Matheus deu-nos uma benção de envio e partimos para as visitas.

As visitas aconteceram já pela manhã, e os seminaristas, dois a dois, passaram nos comércios do centro de Taubaté rezando, cantando e abençoando estes lugares que são fonte de renda e sustento de muitos lares. Cerca de trinta comércios foram visitados e abençoados!

A manhã foi encerrada com a benção do Santíssimo Sacramento na Catedral, dedicada a todos aqueles que, cada dia, se esforçam nos comércios da região.

No segundo dia, nosso Seminário Diocesano marcou presença no Bom Prato de Taubaté, auxiliando na distribuição das marmitas e nos trabalhos realizados por lá.

Já no período da noite, juntamente à Pastoral de Rua da Paróquia Santo Antônio de Lisboa, realizamos a distribuição de refeições para nossos irmãos desfavorecidos e em situação de rua.

O terceiro dia, domingo, foi dedicado aos nossos irmãos enfermos, bem como nossos profissionais de saúde, presentes no Hospital Regional do Vale do Paraíba e no Hospital Municipal Universitário de Taubaté.

Pela manhã, nossos seminaristas iniciaram visitando os enfermos que permitiram e que podiam ser visitados, conforme os protocolos dos hospitais para a segurança de todos; levando uma mensagem de paz e conforto aos doentes, anunciando a Boa Nova de Cristo, descanso dos Cansados, do fardo leve e do jugo suave (Mt 11, 28-30).

Durante a Tarde, visitamos também as UTIs, onde apesar de não ser possível aproximarmos dos leitos, por segurança para os hospitalizados, pudemos ainda cantar e rezar por eles na área comum das UTIs.

A presença da Igreja nestes projetos de assistência social e contato com o povo é fundamental. Assim, os seminaristas podem desde já se envolverem no desenvolvimento destes trabalhos, que evangelizam pelo exemplo de vida e pela caridade, para além do anúncio nas celebrações e na Igreja.

Foram todos os momentos e atividades de grande crescimento, sobretudo ressaltando que desde a escolha das realidades e organização das atividades foram realizados por nós, seminaristas, com o apoio dos responsáveis de cada realidade, os quais, desde as propostas, se depuseram com bom ânimo a nos ajudar a realizar esta missão. Deixamos aqui, pois, nosso agradecimento a todos os envolvidos para a execução desse projeto.

Por fim, o que ficam são todas as experiências marcantes que cada um viveu, sejam os seminaristas, sejam todas as pessoas com quem nós tivemos contato, experiências essas que este texto não é suficiente para contar, mas que serão lembradas pelos corações ardentes de nós, seminaristas, que, nesta Missão de 2023, colocamos nossos pés a Caminho.

Por: Sem. Kauan Furtado Cunha