Dom Wilson tem encontro com o Superior Geral dos Missionários São José

Na última terça-feira, 27, Dom Wilson, Bispo diocesano de Taubaté, recebeu o Pe. Abílio Dantas, novo superior geral do Instituto Missionário São José, eleito no Capítulo Geral realizado no dia 30 de junho deste ano. Entre outros assuntos, foi pauta da conversa a formação no seminário dos Missionários São José.

O bispo diocesano de Taubaté, sendo o responsável canônico pelo Instituto, deve acompanhá-lo em suas atividades e dar as orientações necessárias para que, com fidelidade ao carisma próprio, esteja em comunhão com as diretrizes da Igreja. Desde que assumiu a Diocese de Taubaté, Dom Wilson sempre se preocupou em dar uma atenção especial à formação nos seminários, uma vez que dela depende a qualidade dos padres que serão ordenados para a missão da Igreja.  Neste sentido, ele se propõe a estar mais presente no seminário dos Missionários de São José, a fim de acompanhar e contribuir com o processo formativo.

O Instituto Missionário São José é uma Associação Pública de Fiéis, de caráter clerical, de direito diocesano. Como prescreve o Código de Direito Canônico (vide cân. 312), tais Associações, embora tenham um governo próprio, constituído conforme os Estatutos, têm o bispo diocesano como responsável. Com sede em Taubaté desde 1984, os Missionários de São José são incardinados nesta diocese e estão sob a tutela de seu bispo diocesano. É sempre em comunhão com ele que o Superior Geral, com o seu Conselho Diretor, exerce o ofício de coordenar o Instituto e promover o carisma missionário.

Por Pe. Jaime Lemes, msj