Campanha da Fraternidade e visita pastoral são temas da primeira reunião geral do clero de 2022

O clero da Diocese de Taubaté esteve reunido na quarta-feira, 23 de fevereiro, para a primeira reunião geral de 2022, os principais assuntos abordados foram a Campanha da Fraternidade e as visitas pastorais nas paróquias que o bispo diocesano, Dom Wilson Angotti, vai iniciar este ano.

Sobre a Campanha da Fraternidade, que este ano aborda o tema Fraternidade e Educação e o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr. 31,26), o assessor da comissão diocesana da Campanha da Fraternidade, padre Junior Rangel, fez uma apresentação ao clero e abordou os objetivos da CF2022.

Padre Junior enfatizou a missão dos padres diante da realidade da educação, que assim como Jesus fez ao cego que gritava e pedia compaixão (Mc 10, 46-52) cada um tem também a missão de escutar e cuidar das dores do povo.

“Precisamos por meio do diálogo, que hoje em dia as vezes é tão difícil, perceber as nossas realidades e cumprir o nosso papel de promotores da educação. Nossa missão de padre é escutar o nosso rebanho e cuidar do seu grito”, disse.

Após a apresentação os padres se reuniram em grupos, em seguida cada grupo destacou iniciativas que podem ser adotadas nas paróquias para um aprofundamento da CF2022.

Após a plenária dos grupos, Dom Wilson apresentou o calendário das visitas pastorais que o irá iniciar em 2022 e explicou a dinâmica da visita, neste ano 7 paróquias receberão a visita pastoral do bispo diocesano.

A reunião é ocasião em que os padres e o bispo diocesano se encontram para alinhar questões pastorais e administrativas, no encerramento foram comunicados os assuntos administrativos e entregue a agenda dos compromissos diocesanos.