Campanha da Fraternidade e visita pastoral são temas da primeira reunião geral do clero de 2022

O clero da Diocese de Taubaté esteve reunido no dia 23 de fevereiro para a primeira Reunião Geral de 2022. Os principais assuntos abordados foram: a Campanha da Fraternidade e as Visitas Pastorais nas Paróquias, que serão iniciadas pelo bispo diocesano, Dom Wilson Angotti, neste ano.

Sobre a Campanha da Fraternidade, que aborda o tema Fraternidade e Educação e o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr. 31,26), o assessor da Comissão Diocesana da Campanha da Fraternidade, padre Junior Rangel, fez uma apresentação ao clero e abordou os objetivos da CF2022.

Padre Junior enfatizou a missão dos padres diante da realidade da educação, que assim como Jesus, fez ao cego que gritava e pedia compaixão (Mc 10, 46-52), cada um tem também a missão de escutar e cuidar das dores do povo.

“Precisamos, por meio do diálogo, que hoje em dia, muitas vezes é tão difícil, perceber as realidades e cumprir o nosso papel de promotores da educação. Nossa missão de padre é escutar o rebanho e cuidar do seu grito”, disse.

Após a apresentação, os padres se reuniram em grupos e, em seguida, cada grupo destacou iniciativas que podem ser adotadas nas paróquias para um aprofundamento da CF2022.

Após a plenária dos grupos, Dom Wilson apresentou o calendário das visitas pastorais, que iniciarão em 2022 e explicou a dinâmica das visitas. Neste ano, sete paróquias receberão a Visita Pastoral do bispo diocesano. Cada visita terá duração de quatro dias. A primeira paróquia a receber o bispo, em visita pastoral, será a Paróquia Jesus Ressuscitado, na cidade de Tremembé-SP, de 28 de abril a 1º de maio.

A visita pastoral é exercício da função episcopal, prevista e mesmo determinada pelo Código de Direito Canônico. Esse é um costume na Igreja, desde os tempos apostólicos, quando os apóstolos passavam pelas várias comunidades fundadas, confirmando os irmãos na fé.

Ainda em 2022, Dom Wilson irá visitar as Paróquias Nossa Senhora das Dores, em Jambeiro, São Miguel Arcanjo em Pindamonhangaba, São Pedro Apóstolo e Nossa Senhora Mãe Igreja em Taubaté, São Benedito em Campos do Jordão e Santo Antônio de Pádua em Caçapava.

A Reunião Geral do Clero foi encerrada com os comunicados sobre os assuntos administrativos e sobre a agenda dos compromissos diocesanos.