Agosto: O Mês Vocacional

No mês de agosto a Igreja celebra o Mês Vocacional, este ano no Brasil está sendo vivenciado 3º Ano Vocacional do Brasil com o tema “Vocação: Graça e Missão” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho”(Lc. 24, 32-33) lembremos durante o mês vocacional de rezar pelas diferentes vocações presentes na vida da Igreja e incentivar os fiéis a discernir e responder ao chamado de Deus em suas vidas.

Durante o mês de agosto as paróquias promovem atividades pastorais, celebrações litúrgicas e momentos de oração, oportunidade para que os católicos aprofundem sua compreensão sobre as diferentes vocações dentro da Igreja e para que aqueles que estão em busca de seu caminho vocacional encontrem apoio, discernimento e orientação espiritual.

O principal objetivo do Mês Vocacional é promover a cultura vocacional, isto é, a valorização e o discernimento vocacional tanto entre os jovens como entre os fiéis de todas as idades. Através de atividades a comunidade é convidada a refletir sobre a importância de cada vocação e como cada uma delas contribui para a construção do Reino de Deus.

Durante o Mês Vocacional, são realizadas orações especiais pelas vocações sacerdotais, pelos Religiosos e religiosas dedicam-se integralmente a Deus e à missão da Igreja, vivendo em comunidades e testemunhando o amor de Cristo com seus diferentes carismas presentes nas diversas congregações religiosas.

Além disso, a vocação matrimonial é celebrada nesse mês, ressaltando a importância do amor conjugal e da família como base da sociedade e da Igreja

Por fim, o Mês Vocacional também enfatiza a importância da vocação leiga, lembrando que todos os batizados têm um papel fundamental na evangelização e na transformação do mundo. Os leigos são chamados a testemunhar o Evangelho em suas vidas cotidianas, seja no trabalho, na família ou na comunidade, levando o amor e a esperança de Cristo a todos os ambientes em que vivem.

Que esse mês seja uma oportunidade para que cada fiel descubra a beleza e a importância de sua própria vocação e se dedique a vivê-la com alegria e fidelidade.

Saiba mais sobre o Ano Vocacional na Diocese de Taubaté