Dom Wilson faz abertura do Ano Vocacional na celebração de Cristo Rei

Na celebração das 9h de domingo, 20 de novembro de 2022, na Catedral de São Francisco das Chagas em Taubaté, o bispo Diocesano, Dom Wilson Angotti celebrou a Festa de Cristo Rei e na cerimônia fez a abertura diocesana do 3º Ano Vocacional do Brasil.

Em sua homilia, Dom Wilson explicou que a Festa de Cristo Rei conclui o Ano Litúrgico e sobre as leituras esclareceu como Jesus é o rei da vida.

“Jesus é o rei que esperavam, só que não era um rei político que veio para dominar, para impor o seu poder sobre os outros, mas é o rei crucificado, um rei que dá a vida, que se coloca a serviço e não que coloca o povo a seu serviço. Nós vemos, portanto, que a expectativa se cumpriu, mas de uma maneira diferente”, disse.

Dom Wilson falou ainda que o reino de Deus começa com atitudes de justiça e amor.

“Sempre que a justiça, a verdade, o bem, o amor, o serviço desinteressado, são realizados em nosso meio, o reino de Deus está acontecendo, sempre que a vontade de Deus é feita, o reino de Deus está começando, ele começa aqui e se plenifica na eternidade”, disse o bispo.

A cerimônia foi concelebrada na presença do coordenador diocesano da Pastoral Vocacional, padre Rafael Tiago dos Santos; do reitor da etapa da Configuração do Seminário Diocesano, padre Luiz Gustavo Sampaio; dos seminaristas de nossa Diocese; dos membros da nova equipe diocesana da Pastoral Vocacional de Taubaté; dos agentes representantes paroquiais; e demais povo de Deus.

No encerramento da celebração, Dom Wilson, saudou a equipe diocesana da Pastoral Vocacional e todos os grupos de animação vocacional das paróquias presentes na Santa Missa, o bispo abençoou a imagem do peregrina do Bom Pastor, este símbolo percorrerá as 49 paróquias da diocese durante o ano vocacional.

Para o 3º Ano Vocacional do Brasil, a equipe diocesana da Pastoral Vocacional propôs que cada paróquia constitua um pequeno Grupo de Animação composto por um catequista de Crisma, um representante da pastoral da Juventude e alguém da coordenação dos Acólitos ou coroinhas.

Esses grupos participaram da Santa Missa de Abertura do Ano Vocacional e em seguida receberam do bispo e da equipe diocesana as orientações para os trabalhos que serão desenvolvidos ao longo deste Ano de graça e missão.

O trabalho desses agentes terá o objetivo de desenvolver e propagar uma consciência vocacional a partir das atividades pastorais nas paróquias.