Abertura da Semana da Família celebra o amor familiar

A Diocese de Taubaté celebrou no sábado, 13 de agosto, a abertura diocesana da Semana Nacional da Família. Este ano, a paróquia Nossa Senhora D’Ajuda, na matriz de São João Batista em Caçapava, recebeu os agentes da pastoral familiar das paróquias e também os representantes dos movimentos de famílias para um momento de vivência da espiritualidade e para a Santa Missa.

O assessor diocesano do Setor Família, Cônego Paulo César Nunes de Oliveira acolheu a todos e iniciou o encontro recebendo a imagem da Sagrada Família.

Para o momento de reflexão sobre o papel da família na evangelização, o casal Aline e Robson da paróquia Sagrado Coração de Jesus com seus três filhos contaram um pouco da experiência de estudar a Palavra de Deus em família a partir do projeto “Família em Oração” proposto pela Diocese de Taubaté. O casal falou sobre a importância de ter a Palavra de Deus como guia para a vida em família.

“Se a gente se preocupa tanto em dar um presente para os nossos filhos, o mais importante é ter uma Bíblia para os nossos filhos, a criança precisa entender e conhecer a Palavra de Deus, porque é o que vai nortear a nossa família. À medida que a criança vai se familiarizando com a Palavra Deus, que vai vendo os pais lendo a palavra, ele vai ter interesse.”, disse Aline.

Durante a abertura da Semana nacional da Família foi lido um artigo de Dom Wilson Angotti, bispo diocesano, sobre o tema “Amor em família, vocação e caminho para a santidade” em que aborda o amor de Deus por todos e como na família aprendemos o amor ao próximo.

“A família é o ambiente propício para aprendermos a amar. No relacionamento familiar nós somos treinados a superar o egoísmo, que nos faz pensar só em nós e em nossos interesses, e a nos voltarmos para os outros”, diz o texto.

A santa missa aconteceu às 19h, presidida por Dom Wilson, concelebrada pelo Padre Leandro dos Santos, pároco da paróquia Nossa Senhora D’Ajuda, Cônego Paulo César, pároco da paróquia Nossa Senhora Aparecida e assessor diocesano do Setor Família Padre frei Arnaldo, pároco da paróquia São Pio X e o cônego franscisco Carlos, vigário da paróquia Nossa Senhora D’Ajuda. Em sua homilia, dom Wilson motivou as famílias perseverarem na fé se unindo sempre em apoio uns aos outros.

“Não nos deixemos cair no desânimo, que o amor nos mantenha firmes, que a graça de Deus, habitando em nossa porque nós buscamos, também nos fortaleça. Que a força da família unida na fé nos dê a graça de perseveramos, de não nos entregarmos ao desânimo, por isso que os casais se reúnem, por isso que as famílias rezam juntas, por isso que um serve de apoio para os outros, para que as dificuldades não nos abatam, poque sozinhos nós somos fracos mas unidos aos outros, da nossa família de sangue e da nossa família unida na fé, isso nos fortalece e as dificuldade da vida não vão nos abater”, disse Dom Wilson.

A celebração contou ainda com a presença dos diáconos permanentes, Adônis Souza Pinto, João Bosco da Silva Ramos e diácono José Roberto Macedo.

A Semana Nacional da Família continua até o dia 20 de agosto com programação nas paróquias.