Assembleia da Osib do regional Sul 1 elege nova presidência

Durante sua 29ª Assembleia Anual, a Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (Osib) do regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) elegeu a nova diretoria da entidade. A presidência do organismo estará a cargo do padre da diocese de Taubaté (SP), Leandro dos Santos; seguido pelo vice-presidente, padre Fernando Gross, da diocese de Santos (SP); e pelo secretário, padre Antonio Boareto, da diocese de Bragança Paulista (SP). Foram eleitos também o tesoureiro e o responsável pela dimensão missionária. Antes da nova eleição, o padre Lucas Rosa da Silva era o presidente da Osib no regional.

Os reitores e formadores dos seminários diocesanos do estado de São Paulo, que compõe o regional, ainda refletiram o tema “Discernimento e acompanhamento vocacional nas casas de formação a partir do sentido da vida”, sob assessoria do psicólogo e logoterapeuta Elison Santos.

Novo presidente

Padre Leandro dos Santos é natural de Taubaté, onde também é reitor do Seminário Diocesano. É licenciado em Filosofia e Teologia, pós-graduado na Escola de Formação para Formadores Bom Pastor do regional Sul 1; pós-graduado na Escola de Formação de Formadores do Celam/Oslam; mestre em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade de São Paulo e atualmente exerce ainda a função de tesoureiro na Osib Nacional.

A Osib é um dos organismos vinculados à CNBB. Entre suas diversas iniciativas estão o serviço dos formadores, sempre em comunhão com o Setor Vocações e Ministérios da Conferência; o aprimoramento da formação na linha das Diretrizes Básicas; os cursos para formadores; a elaboração de orientações para os estudos filosóficos e teológicos; as pesquisas sobre a vida e situação dos seminaristas do Brasil, entre outras.

Com informações do regional Sul 1

Fonte: CNBB