Seminário Diocesano Santo Antônio: há 111 anos formando padres

O Seminário Diocesano Santo Antônio da Diocese de Taubaté completa 111 anos em 2021, no mesmo dia em que o jornal “O Lábaro” também completa 111 anos, 20 de fevereiro.

Atualmente o Seminário Diocesano Santo Antônio encontra-se disposto em dois espaços físicos: a casa filosófica, cujo padroeiro é São João Maria Vianney (Cura D’Ars) que está localizada na Vila São José e a casa teológica, cujo padroeiro é Santo Tomás de Aquino, está localizada no bairro Alto São Pedro.

Foto: Erick Cunha

Em 2021 inicia-se o processo de unificação das casas de formação da Diocese, em breve as duas casas estarão fisicamente em um só endereço, mas o primeiro ato de unificação aconteceu no aniversário de 111 anos do Seminário Santo Antônio com a união dos perfis das redes sociais das casas filosófica e teológica, agora todas as comunicações, acontecimentos e interações das duas casas acontecem em um só canal do Facebook e do Instagram.

Para o seminarista Erick Cunha, responsável pela comunicação do Seminário Diocesano a unificação das redes sociais é importante para fortalecer a aproximação com as pessoas, a Evangelização e o despertar de novas vocações.

“Um acontecimento importante é a unificação das redes sociais, visto que cada etapa possui um perfil no Instagram e uma página no Facebook. A unificação das redes sociais no dia 20 de fevereiro, data comemorativa por ocasião dos 111 anos de fundação do Seminário Diocesano Santo Antônio. Os nomes das redes sociais serão @seminariosantoantonio para a página do Facebook e @seminario.santoantonio para o Instagram. Em tempos de pandemia, os canais de comunicação têm sido fundamentais para aproximar, unir e evangelizar. Além disso, teremos conteúdos formativos que contarão um pouco da vida do Seminário, visando o despertar de mais vocações para nossa Diocese”, disse.

O seminarista Erick conta como será a organização das etapas formativas estando as duas casas num mesmo espaço físico.

Foto: Erick Cunha

“Vivemos um momento ímpar em nossa Diocese com a construção de uma nova ala e o processo de unificação das etapas em um mesmo espaço físico, que será na Vila São José. O nome Seminário Diocesano Santo Antônio permanecerá em vigor e cada etapa terá seu respectivo processo e seu ritmo, mas com momentos de convivência fraterna entre ambas, como os momentos de oração comunitários e as celebrações eucarísticas”, detalha.

O endereço oficial do Seminário Diocesano será um só, Avenida Tomé Portes Del Rei, nº 565 – Vila São José – Taubaté-SP.

ENTENDA AS ETAPAS DE FORMAÇÃO

Na Diocese de Taubaté a formação para o sacerdócio conta com 3 etapas, Erick explica como é esse processo.

“Segundo o Diretório para a formação Presbiteral do Seminário Diocesano Santo Antônio de Taubaté, todo o processo formativo do nosso Seminário Diocesano se fundamenta nas atuais Ratio Fundamentalis Institutionis Sacerdotalis, promulgada em 2016, e Diretrizes para a Formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil, promulgadas em 2018 e aprovadas pela Santa Sé. Três são as etapas da formação inicial dos futuros novos padres de nossa Diocese: o propedêutico, os estudos filosóficos ou Discipulado, e os estudos teológicos ou Configuração. Estas etapas visam a formação de cada seminarista, trabalhando as quatro dimensões da formação (humano-comunitária, intelectual, espiritual e pastoral-missionária) e tendo objetivo de formar o candidato ao sacerdócio enquanto pessoa, discípulo e pastor-missionário. Nesse percurso, cada um faz um profundo processo de discernimento e amadurecimento acerca de sua vida e vocação, sendo provocado a configurar-se a Jesus Cristo, o Bom Pastor”, conta.