Paróquia São Miguel Arcanjo – Pindamonhangaba

São Miguel Arcanjo

No transcorrer da vida os acontecimentos se fizeram necessário para o seu transcurso natural, seja para o bem próprio, para uma comunidade ou um povo, fazendo de cada dia, de cada tempo a sua história, sendo assim, algumas pessoas se reuniram nos anos de 1987 para darem inicio a um trabalho de evangelização no bairro, traçar planos e objetivos para o futuro.

Em 1988, já com o terreno nas mãos, e com um barracão improvisado para as reuniões e as celebrações montou-se uma comissão para traçar planos tendo em vista a construção da igreja; dias difíceis, tempos difíceis, muitos obstáculos, mas a história vai acontecendo.

Até 1992 quando se conclui a construção da mesma, não de forma geral, mas com paredes, portas, janelas e telhado. Deixando os detalhes e os caprichos dos acabamentos para os tempos posteriores fazerem parte dessa história como se tornou realidade aos nossos olhos.

Mais tarde em 2003 mais um capítulo dessa história, começa uma reforma já preparando para a futura Paróquia, altar, sacristia, capela do Santíssimo, construção da secretaria e sala de atendimento do pároco, mais um tempo para se fazer história, com muita luta e sacrifício. Com tudo devidamente organizado acontece o grande marco na vida e na história desse povo, aos 29 de setembro de 2004, a criação da Paróquia, dedicação da igreja, e posse do 1º pároco com a presença do nosso Bispo diocesano que na ocasião abriu a porta central da igreja e presidiu a celebração de acordo com as normas e ritos romano.

Em setembro de 2006 mais uma fase dessa história, iniciou-se a construção do centro de pastoral e catequético e sanitários, com muita luta empenho da comunidade nas campanhas, mutirões e eventos cada dia foi desenrolando o sonho de ver o prédio pronto.

A primeira fase foi concluída em dezembro de 2007, pronta para iniciar os trabalhos da catequese em 2008, com a administração e orientação do pároco Padre José batista, em 2008 deu-se início a parte superior do prédio com o apoio da comunidade e sob a coordenação do padre José batista até sua transferência em julho de 2008, quando veio para a paróquia o administrador paroquial Padre Nilson que deu continuidade as obras com sua metodologia de trabalho deixando respaldadas as paredes faltando o telhado e os acabamentos, quando deu-se sua transferência vindo para a paróquia o Padre João Miguel que ficou com a responsabilidade de terminar a obra, ou seja, fazer esse sonho virar realidade, virar história para as gerações futuras.

Hoje estamos felizes por esta grande vitória, na certeza de que a fé nos une e nos ensina a partilhar um pouco daquilo que graciosamente de Deus recebemos, e assim podemos comemorar a vitória daqueles que derem os primeiros passos como relatado no início. Não podemos deixar de lembrar também do Diácono Joaquim Marcilio que consta no livro ata esteve presente e auxiliando a nossa comunidade desde a primeira reunião, na busca do terreno e trabalhando até hoje conosco.

Paróquia São Miguel Arcanjo

Praça São Miguel Arcanjo, 15 – Araretama

CEP 12423-310 – Pindamonhangaba – SP

WhatsApp: (12) 99638-1905

Email: contatoparsaomiguel@gmail.com

Instagram: instagram.com/par_saomiguel

Facebook: facebook.com/paroquiasaomiguel29

De segunda à sexta-feira: 8h às 12h e das 13h as 17h
Sábado – 8h às 12h

Auxiliar: Denise

HORÁRIO DE ATENDIMENTO DO PADRE

Às quartas-feiras das 14h às 16h30, às quintas-feiras das 16h às 18h30 e às sextas-feiras das 14h às 16h30.

BATISMO

Todo quarto domingo às 11h30

CASAMENTOS

Os casamentos são realizados aos sábados,  combinar na secretaria.

HORÁRIOS DE MISSA

Toda primeira Sexta-feira do mês  às 19h30 – Comunidade São Rafael