Saiba mais sobre o que é a visita pastoral do bispo de Taubaté

A visita pastoral é exercício da função episcopal prevista e mesmo determinada pelo Código de Direito Canônico. Esse é um costume na Igreja desde os tempos apostólicos quando os apóstolos passavam pelas várias comunidades fundadas confirmando os irmãos na fé. A visita tem por objetivo levar o bispo a ter um contato mais próximo com os padres e com o povo e para conhecer a realidade pastoral de cada paróquia.

Uma visita pastoral do bispo visa contatar pessoas, conhecer lugares e instituições eclesiais e o reconhecimento de trabalhos e atividades desenvolvidas. Cumprindo essa orientação, em suas visitas, Dom Wilson conversa com párocos e vigários paróquias, reúne os conselhos da paróquia, visita as instalações e comunidades (ao menos aquelas que têm celebrações mais frequentes), assim como casas religiosas, asilos, creches e outras entidades assistenciais religiosas que existam no território da paróquia visitada. A visita pastoral termina com a celebração eucarística, para a qual todo o povo é convocado.

Para essa visita, o povo da paróquia é informado e preparado por uma catequese sobre a função do bispo e a visita pastoral. A programação do dia da visita é combinada entre o pároco e o bispo. Na programação são acertados os horários das conversas, das reuniões e quais locais serão visitados.