Dom Wilson realiza visita pastoral à paróquia Jesus Ressuscitado em Tremembé

O bispo diocesano de Taubaté, Dom Wilson Angotti, iniciou as visitas pastorais que realizará durante o ano de 2022, a paróquia Jesus Ressuscitado, em Tremembé, foi a primeira a receber a visita que ocorreu de 28 de abril a 01 de maio.

No primeiro dia da visita, Dom Wilson foi acolhido pelo pároco, padre Gilson Paulino Junior, sjr, pelo padre Edgar Delbem, sjr,  Vice Superior e Reitor da Casa de Formação do Instituto Sacerdotal de Vida Apostólica Jesus Ressuscitado e pelos paroquianos, abrindo a programação as visita o bispo presidiu a Santa Missa na comunidade matriz Nossa Senhora Rosa Mística.

No sábado, dia 30 de abril, Dom Wilson se encontrou com os catequistas e catequizandos,  da paróquia no espaço da casa do Bom Samaritano.

Depois de uma oração, meditação do texto de Atos 8, 29-38 e uma acolhida ao Bispo, Dom Wilson fez uma motivação  ressaltando a importância da catequese.

“Se estamos na catequese é para aprender a conhecer Jesus e assumir a nossa vida de cristão”, apontou Dom Wilson.

Ouvindo diversos catequizandos e catequistas acerca do que estão aprendendo, o que mais gostam na catequese, os catequistas partilharam também as dificuldades e alegrias dessa de catequizar.

No final, Dom Wilson salientou novamente, que a catequese tem como objetivo levar os catequizandos a viverem como cristãos em meio a sociedade, buscando levar o amor de Cristo ao mundo, a partir da nossa experiência e testemunho.

O encerramento da visita pastoral de Dom Wilson à paróquia Jesus Ressuscitado aconteceu no domingo com missa na comunidade matriz, Nossa Senhora Rosa Mística  às 8h30 e missa no Instituto Sacerdotal de Vida Apostólica Jesus Ressuscitado às 10h30.

Em retorno à sua residência, Dom Wilson agradeceu ao padre Gilson a acolhida durante o período da visita.

“Muito obrigado por sua dedicação e seriedade frente à Paróquia e pelo acolhimento e gentilezas demostradas nesses dias. Deus os recompense com muitas bênçãos e graças. Fraterno e grande abraço”, escreveu Dom Wilson ao padre.

Padre Gilson, em resposta também agradeceu a oportunidade da visita pastoral.

“Eu quem agradeço senhor Bispo tenho tentado a cada dia por em prática o que senhor me disse na Ordenação Sacerdotal, da importância de me doar totalmente. Pelo cuidado, carinho e apoio do senhor, tenho o compromisso de não desapontá-lo por toda confiança que o senhor deposita em mim. Sobre as gentilezas o senhor é merecedor, é o meu, o nosso Pastor, o Sucessor dos Apóstolos que nos confirma na fé e a cada dia com a vida nos mostra que o Senhor Ressuscitou e está vivo entre nós. Deus lhe pague pela presença e partilha de vida por estes dias em que o senhor ficou conosco”, respondeu padre Gilson.

A visita pastoral é exercício da função episcopal prevista e mesmo determinada pelo Código de Direito Canônico. Esse é um costume na Igreja desde os tempos apostólicos quando os apóstolos passavam pelas várias comunidades fundadas confirmando os irmãos na fé. A visita tem por objetivo levar o bispo a ter um contato mais próximo com os padres e com o povo e para conhecer a realidade pastoral de cada paróquia.

Em 2022, Dom Wilson irá visitar ainda mais 6 paróquias ao longo do ano.

LEIA MAIS: O que é a visita pastoral do bispo de Taubaté nas paróquias