QUARESMA E SUAS CORES: ROXO e ROSA

Quaresma é o período litúrgico de preparação para a Semana Santa, que por sua vez é a preparação próxima para a celebração da Páscoa, maior festa do cristianismo.

Um dos sinais litúrgicos da Quaresma é a cor roxa nos paramentos, alfaias etc. “A diversidade de cores das vestes sagradas tem por finalidade exprimir externamente, de modo mais eficaz, …, o caráter peculiar dos mistérios da fé que se celebram…”  (Cf.  Introdução Geral do Missal Romano, nº 345). A cor roxa no tempo da Quaresma quer exprimir, simbolizar preparação, contrição, penitência ou conversão. Indica tempo de reflexão a nos conduzir a uma profunda interiorização. “A cor roxa é algo que gera no ser humano uma introspecção, uma reflexão maior”. Na nossa cultura popular a cor roxa aponta para a dor, sofrimento, certa tristeza.

Quaresma é tempo de tristeza? Até certo ponto sim… Fundamentalmente é meditação, preparação para a celebração frutuosa da Paixão e Morte de Cristo que veio nos salvar. Contemplamo-Lo em suas dores e sofrimentos…

É também insistente convite à nossa conversão para a santidade e desinstalação; e vencer as más tendências abandonar certas seguranças e esperanças requerem de nós esforço, luta; portanto, certo sofrimento, certa tristeza.

Mas a Quaresma é sobretudo tempo de esperançosa alegria. Cristianismo é a religião do realismo e, por isso, religião da fundada esperança, do otimismo.  Sabemos o quanto é custosa a prática das virtudes, mas também sabemos que vale a pena…  A sombra de tristeza que perpassa a Quaresma é para exaltar e fazer resplandecer mais a alegria da Ressurreição, o júbilo da Páscoa. Temos a luz da fé… e é nossa certeza: Cristo venceu o mal, o pecado e a morte e possibilita-nos participar de sua vitória. Para isso, buscamos a nossa perfeição.

E para nos recordar tão insigne verdade, no tempo da Quaresma, a Igreja não se serve apenas da cor roxa, mas também da cor rosa. Esta cor, usada somente duas vezes em todo o ano litúrgico, associa-se tradicionalmente a um sentido de alegria em um período de penitência.

No 4º domingo da quaresma, denominado domingo da alegria, a liturgia usa a cor rosa para nos recordar que o tempo de preparação para a Páscoa está chegando ao fim e a grande festa está próxima. É uma parada estratégica… Há uma quebra da austeridade da Quaresma para gerar em nós uma maior alegria e interesse pela Páscoa que está bem perto. E interessante… A cor rosa é uma cor secundaria e é obtida pela mistura do roxo (que nos lembra a penitência quaresmal) com o branco (que nos aponta a alegria festa pascal).

Mons. Irineu Batista da Silva

×