Pastoral da Saúde realiza congresso em São Paulo

Organizado pelo ICAPS (Instituto Camiliano de Pastoral da Saúde), com a colaboração da Pastoral da Saúde Nacional, aconteceu o 34º Congresso de Humanização e Formação da Pastoral da Saúde. O evento foi realizado no Centro Universitário Camiliano, no Ipiranga, São Paulo, nos dias 5 e 6 de setembro. A Diocese de Taubaté foi representada por 15 agentes.

Como das outras vezes, o Congresso apresentou um alto nível de discussão dos temas abordados. No primeiro dia as palestras tiveram por tema a assistência espiritual aos doentes, o modelo de espiritualidade a ser oferecido para quem está doente, a utilização das mídias sociais como ferramentas de marketing na pastoral da saúde e visão do capelão hospitalar como membro de uma equipe multiprofissional.

No domingo, 6, foram abordados temas como a Teoria da Formação do Estado e controle social, serviço religioso versus capelania hospitalar, a Pastoral da Saúde no seu aspecto político-institucional, a Pastoral da Saúde Comunitária, a assistência aos familiares dos pacientes em cuidados paliativos (aspectos sociais e psicológicos) e a assistência espiritual aos pacientes em cuidados paliativos.

Aproximadamente mil pessoas participaram do congresso. Na tarde de sábado, 5, a partir das 17h45min., teve início a Assembleia Nacional da Pastoral da Saúde. Seu principal objetivo foi a eleição de uma nova coordenação nacional para o quadriênio de 2016 a 2020. Nessa assembleia eletiva apenas 50 participantes tiveram direito a voto.

A nova coordenação nacional foi eleita com 27 votos e será composta da seguinte forma: Coordenador Nacional, Alex Motta (Diocese de Campos/RJ); Vice Coordenador, Antonio Pitol (Arquidiocese de Maringá/PR); Secretária, Sebastiana Tibúrcio (Arquidiocese de Vitória da Conquista/BA); Tesoureira, Marcia Zambrin (Arquidiocese de Londrina/PR).

Ana Regina de Oliveira Gama
Coordenadora Diocesana da Pastoral da Saúde.

Comente