Paróquia São pedro completa 30 anos de instalação e tem novo espaço de acolhimento ao povo

A paróquia São Pedro Apóstolo da Diocese de Taubaté completou, em dezembro de 2021, trinta anos de sua instalação. Nesses trinta anos, muitos projetos foram realizados, tendo como maior patrimônio o seu povo. A Paróquia de São Pedro está em constante aprimoramento de suas estruturas para acolher bem a todos.

Um importante projeto de reforma da Matriz foi protocolado na Cúria Diocesana em junho de 2020. Embora a situação da pandemia da COVID-19 não tenha permitido o avanço da obra, as consultas técnicas, as campanhas e os processos de documentação para essa reforma estão em andamento, contudo, em 2021, o povo da Paróquia São Pedro ganhou um espaço novo para orações.

O projeto de uma capela, para ficar aberta durante o dia, local em que as pessoas pudessem realizar suas orações pessoais, foi inaugurado no dia 01 de maio de 2021, denominada “Capela Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos”, ambiente pensado para ser um local revestido de recolhimento, propício ao culto eucarístico pessoal e comunitário.

O conceito arquitetônico foi elaborado pelo arquiteto Diego Campos que explica a organização do espaço:

“O mobiliário que compõe o espaço foi desenhado especialmente para o local, assim como o Altar e a Mesa da Palavra. Completa esse espaço de oração e encontro com Deus, dois anjos nas paredes laterais: um representando a prudência, com uma lâmpada na mão; outro representando o silêncio, com o dedo na boca. Os ícones foram executados pelo artista David Seruti. O Altar, a Mesa da Palavra e a Cadeira Presidencial estão em linha com o sacrário, mostrando a unidade litúrgica do santo sacrifício celebrado pela Igreja, os assentos circundam as peças, a fim de evidenciar que a assembleia é um elemento que compõe esta unidade e não mera assistente. O destaque, no entanto, está no sacrário que foi depositado no centro do nicho em forma ogival, para onde apontam a iluminação da capela e os anjos das paredes, sendo ladeado por um lustre de dois globos, que conta sobre a dupla natureza de Cristo, que é plenamente homem e plenamente Deus”, detalha.

Depois de obter a devida licença do Bispo Diocesano, Dom Wilson Angotti Filho, para manter o Santíssimo Sacramento no local, padre Fábio celebrou a Santa Missa de acordo com os rituais prescritos nos livros litúrgicos, com a bênção das peças que compõem o espaço, e entregou a capela para uso do povo da Paróquia.

A capela fica aberta de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h e está localizada no endereço da Paróquia, na Avenida São Pedro nº110, Alto São Pedro – Taubaté/SP.

Breve histórico:

A Paróquia São Pedro Apóstolo foi criada no dia 15 de dezembro de 1991, pelo então bispo diocesano Dom Antônio Affonso de Miranda. O primeiro pároco nomeado foi o padre Hugo Bertonazzi, que trabalhou por muitos anos pela comunidade paroquial. Em 2009, ao completar 75 anos, padre Hugo passou a pároco emérito.

Padre Fábio Modesto do Santos é o segundo pároco da Paróquia São Pedro, que em 2005 foi nomeado vigário e, em 2009 assumiu como pároco, função que exerce até hoje, atendendo ao povo da matriz paroquial e de três comunidades.

Atualmente, a Paróquia de São Pedro Apóstolo é composta pelas comunidades Imaculada Conceição, Cristo Redentor e São Judas Tadeu.

No dia de comemoração dos 30 anos de criação, por meio das redes sociais, a paróquia recordou importantes transformações da realidade paroquial, como a reforma e revitalização da capela do Cristo Redentor, a capela da comunidade da Imaculada Conceição e o presbitério da matriz.

Essa história paroquial segue seu caminho rumo a realização do novo projeto arquitetônico da matriz, de forma a acolher cada vez melhor o seu povo.