Momento histórico: 4 pessoas recebem o ministério de catequista na Diocese de Taubaté

O bispo Diocesano, Dom Wilson Angotti instituiu, no sábado 12 de fevereiro, pela primeira vez na Diocese de Taubaté, o ministério de catequista a 4 mulheres que compõem a equipe diocesana de Animação Bíblico-catequética.

Durante a missa de envio com os catequistas representantes das paróquias da Diocese, as senhoras Mara Rosângela Freire Reyes, Fernanda Fileni Mendes, Ana Lucia Ribeiro da Silva Cruz e Mara Lígia R. Fernandes Mira, foram as primeiras catequistas a receber o ministério na Diocese de Taubaté.

Com a benção do Bispo, as catequistas receberam uma cruz e um exemplar do livro Catecismo da Igreja como sinal da fé.

“Proclamem com a vida e com a Palavra o amor de Deus e a salvação realizada por Cristo por meio da cruz, esforçai-vos por ensinar tudo o que a Igreja crê e as envia a ensinar, pois do Senhor nós recebemos e transmitimos. Anunciai a Palavra oportuna e inoportunamente, instruí, formai na fé e auxiliai os irmãos introduzindo-os e aperfeiçoando-os na vida Cristã. Como catequistas dediquem-se a esse importante ministério que a Igreja, ora, lhes confia”, bendisse.

A cerimônia que ocorreu na Catedral de São Francisco das Chagas, foi antecedida pelo encontro do bispo com os catequistas, na ocasião Dom Wilson destacou o desafio do serviço dos catequistas.

“Os catequistas realizam de maneira regular e em nome de toda a Igreja este serviço de ensinar aos outros, ensinar tudo o que recebemos de Jesus, e esse é um desafio para nós, ensinar a integridade da mensagem de Jesus. Somos, portanto, como catequistas, aqueles que realizam a missão que Jesus deixou para toda a Igreja, essa é a missão do catequista em meio a comunidade”, disse.

O bispo ainda atentou para a responsabilidade de todos em formar as pessoas na fé.

“Essa responsabilidade dos catequistas não tira e nem diminui a responsabilidade de todos os outros membros, como por exemplo dos pais em formar os filhos na fé, de pessoas na convivência diária de transmitirem a fé, mas faz com que essa responsabilidade de toda a Igreja seja realizada de maneira organizada, efetiva, regular, integral, por isso o ministério do catequista tem lugar de destaque na Igreja, porque realiza a própria essência da Igreja que é formar na fé, conduzir as pessoas passando-lhes os ensinamentos de Jesus”, reforçou Dom Wilson.

Durante as orientações aos catequistas, Dom Wilson convocou que a catequese retome os encontros presenciais com todos os cuidados sanitários diante ainda da pandemia da Covid-19.