Formação para o clero aborda os desafios pastorais na atualidade

O clero da Diocese de Taubaté esteve reunido para uma formação no dia 18 de maio de 2022, com a assessoria do Professor Fernando Altmeyer Junior os padres e diáconos refletiram sobre os desafios pastorais para o atual contexto.

Professor Fernando apontou o padroeiro da Diocese, São Francisco das Chagas, como uma importante inspiração para a atuação do clero no serviço pastoral.

“Façam como São Francisco, estejam junto dos pobres. O padre tem que amar os pobres”, colocou.

No período da manhã, a partir de uma análise da realidade pastoral da Diocese de Taubaté, professor Fernando apontou caminhos para uma ação transformadora de evangelização.

No período da tarde, a formação continuou com um aprofundamento sobre os passos que a Igreja já caminhou até o contexto atual e como essa história está em linha de continuidade contribuindo para uma atuação pastoral relevante.

Fernando Altemeyer Junior é graduado em Filosofia, pela Faculdades Associadas do Ipiranga (1979), e em Teologia, pela Faculdade de Teologia N. Sra. da Assunção (1983), mestrado em Teologia e Ciências da Religião – Universidade Católica de Louvain-La-Neuve na Bélgica (1993) e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Atualmente é assistente doutor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e pertence ao Departamento de Ciência da Religião (Faculdade de Ciências Sociais).