Festa do Senhor Bom Jesus é celebrada com grande solenidade em Tremembé

Desde a celebração dos 350 anos da presença da imagem do Senhor Bom Jesus, em 2013, com a reabertura da sua Basílica, a festa em Tremembé vem crescendo a cada ano. Tradicionalmente, durante a novena que prepara a festa do Senhor Bom Jesus de Tremembé, são celebradas três missas, uma às 7h, outras às 15h e a última às 19h. A missa da manhã foi sempre presidida por um dos padres que assistem o Santuário. À tarde, para cada missa, foi convidada uma paroquia da diocese, que se encarregava de organizar e conduzir a liturgia do dia. Assim, o pároco da paróquia convidada presidia a celebração e era assistido por sua equipe de leitores, músicos, ministros extraordinário da Comunhão Eucarística e coroinhas.

Durante toda a novena, Tremembé viu chegar ónibus ou vans trazendo representantes dessa paroquias, os quais portavam seus estandartes, bandeiras ou a imagem de seus padroeiros, solenizando ainda mais as celebrações. Além dessas paróquias, participaram ainda da novena Seminário Diocesano Cura D’Ars. Para a missa das 19h, foram convidados alguns bispos para presidir a celebração.

Outro ato de piedade típico da festa do padroeiro de Tremembé é a caminhada com a imagem do Senhor Bom Jesus. Já tem três anos que o Decanato Taubaté III vem realizando essa caminhada, saindo da paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Taubaté, às 6h; chegando ao Santuário Basílica de Tremembé às 7h30min, quando aconteceu missa concelebrada pelos padres do Decanato e participada por centenas de pessoas que fizeram a caminhada.

No dia 6 de agosto foi celebrada a Festa Solene do Senhor Bom Jesus de Tremembé. Na Basílica o povo visitou a imagem do Bom Jesus durante todo o dia. A cada duas horas era celebrada uma missa, começando às 6h. Às 16h30min começou a tradicional procissão levando a Imagem do Senhor Bom Jesus. As ruas centrais da cidade não comportaram tanta gente que acorreu para a procissão.

Com a procissão de volta à Basílica foi celebrada a última missa do dia. Nesse ano, a missa solene foi presidida por Dom Wilson Angotti, novo bispo diocesano de Taubaté, em sua primeira visita à Basílica do Senhor Bom Jesus de Tremembé. Uma multidão encheu a praça defronte ao Santuário e, porque não cabiam todos dentro da Basílica, foi uma missa campal, com o altar colocado num palco armado próximo à porta de entrada da igreja.

Comente