Entenda o tema e lema do cartaz do Mês Diocesano do Dízimo

A Comissão Diocesana da Pastoral do Dízimo escolheu como reflexão, conscientização e aprofundamento para o mês diocesano do dízimo de 2022, o tema referente a sinodalidade da Igreja: comunhão, participação e missão. E o lema bíblico foi tirado do livro de Provérbios (16,9): “Em seu coração o homem planeja seu caminho, mas o Senhor determina seus passos.”

Diante desse tema e lema, fazemos dois questionamentos: Estamos caminhando juntos, em sinodalidade, no que se refere a nossa ação na pastoral do dízimo? E como dizimistas, compreendemos a importância da nossa participação na Igreja?

O Papa Francisco diz que o caminho da sinodalidade é o caminho esperado pela igreja no novo milênio.

REFLETINDO O CARTAZ

O cartaz escolhido pela pastoral, é o mesmo do sínodo dos bispos 2021/2023. A imagem representa o povo de Deus numa mesma direção, todos fazem a experiencia de caminhar juntos, todos se conhecem e todos se ajudam. Ninguém é melhor que ninguém.

Assim deve ser em toda a Igreja e na pastoral do dízimo. Não é fácil colocar em prática esse caminho sinodal, isso requer de nós uma atitude de espera, pois cada pessoa tem seu tempo e o seu momento.

O LEMA – Provérbios 16,9 – nos leva a refletir que, por mais que façamos, é o Espírito Santo que vai determinar o êxito de nossos projetos pastorais e de toda nossa vida.

DÍZIMO/PARTICIPAÇÃO – Quando falamos em PARTICIPAÇÃO, não é apenas a colaboração ou contribuição material/financeira do dízimo. Os dizimistas devem ser pessoas ativas. Eles podem e devem participar da gestão, do planejamento, das decisões, ou seja, em todo caminhar da igreja.

DÍZIMO/COMUNHAO – Falar de dízimo não é apenas falar de números. Dízimo sobretudo refere-se a seres humanos, corações e sentimentos. Devemos ter paciência pastoral, não sair correndo e esquecer quem ficou para trás, à margem do caminho. Toda pessoa é importante para Deus. Ser Igreja é caminhar juntos. Sozinhos não produzimos nada. A pastoral do dízimo deve trabalhar em conjunto, em COMUNHÃO com toda Igreja.

DÍZIMO/MISSÃO – Ser Igreja em saída. A missão se dá na promoção do encontro das pessoas com Jesus. É impossível uma verdadeira integração sem o DOM da ESCUTA. Durante esse mês, em especial, ouçamos o que pensam os dizimistas, sem medo. O que eles esperam de nós? Quais são suas dúvidas?

Espero que esse texto ajude seus trabalhos.

Um ótimo mês do dízimo para todos!