Entenda a fase universal do Sínodo 2021-2024

O Sínodo 2021-2024, convocado pelo Papa Francisco com o tema “Por uma Igreja Sinodal – Comunhão, Participação e Missão” já está na fase universal, após a primeira sessão ordinária ocorrida em outubro de 2023 a Secretaria Geral do Sínodo apresentou uma carta de encaminhamentos para a fase universal em preparação à Segunda Sessão da Assembleia Sinodal que acontecerá em outubro de 2024.

Em contribuição com a fase universal do Sínodo cada Diocese transmitirá os frutos de uma nova fase de consulta, na Diocese de Taubaté aconteceu no dia 22 de fevereiro de 2024 uma reunião com a Equipe Sinodal e o Bispo Diocesano, Dom Wilson Angotti, na qual foi acolhida a solicitação da Secretaria Geral do Sínodo, e realizado dois passos, a leitura do documento e o discernimento. Em comunhão com o Bispo, a Diocese de Taubaté manteve as contribuições já encaminhadas na Síntese da fase diocesana. A decisão foi motivada pelo curto prazo para uma nova consulta e o público alvo a ser consultado.

Após os apontamentos das dioceses nessa fase universal, como fruto dos trabalhos de uma Assembleia Sinodal, será apresentada ao Santo Padre uma lista destes temas. Sobre aqueles que Ele indicar, serão chamados a trabalhar grupos de peritos de todos os continentes, com a participação dos Dicastérios competentes da Cúria Romana, um dinamismo eclesial coordenado pela Secretaria Geral do Sínodo. Um relatório sobre o andamento destes trabalhos será apresentado na Segunda Sessão.