Dom Wilson Angotti fala da expectativa em assumir a Diocese de Taubaté (SP)

Nesta quarta-feira (15), o Papa Francisco nomeou para a Diocese de Taubaté (SP), dom Wilson Luis Angotti Filho, transferindo-o da sede titular de Tabe e da arquidiocese de Belo Horizonte (MG), onde atua como bispo auxiliar.

Dom Wilson Angotti assume a Diocese de Taubaté após renúncia de dom Carmo João Rhoden, da congregação Sagrado Coração de Jesus.

O novo bispo falou ao Portal A12 sobre a expectativa em assumir a Diocese e ressaltou a alegria em acolher esta mais nova missão confiada a ele.

“Venho com muita disposição em unir forças com as pessoas que ali trabalham, os evangelizadores, os presbíteros, diáconos e todo o povo. Com muita alegria e tranquilidade me coloco a serviço do Senhor e da Igreja de Deus”, afirmou.

Dom Wilson Angotti afirmou que a expectativa de encontrar o povo da Diocese de Taubaté é grande e o início do seu ministério já tem data marcada. A posse do novo bispo de Taubaté será no dia 13 de junho, às 16h, na Catedral de São Francisco.

Em nota, o Arcebispo de Belo Horizonte (MG), dom Walmor Oliveira Azevedo, agradeceu o trabalho e caminhada de dom Wilson na Arquidiocese mineira.

“Agradeço a sua presença e o seu trabalho missionário na Arquidiocese de Belo Horizonte, o seu “sim” à Igreja e a sua amizade. Conte com o meu apoio. Em minhas orações, pedirei sempre a Maria, Senhora da Piedade, que interceda pelo senhor e que continue a iluminar o seu ministério”, afirmou o Arcebispo em nota oficial.

Em uma carta à Diocese de Taubaté, dom Wilson destacou que deu sua resposta ao pedido do Papa Francisco confirmando sua disposição em servir.

“Dei minha resposta no dia de São José, aniversário de minha ordenação diaconal. Vou para exercer o ministério episcopal, unindo-me a todos os que, no passado e no presente, de diferentes maneiras, se dedicaram e se dedicam ao trabalho de evangelização nesta centenária Diocese”, descreve a carta do bispo nomeado para Diocese de Taubaté. Acesse aqui a nota na íntegra.

Dom Wilson Luis Angotti Filho – Nasceu em Taquaritinga, 5 de abril de 1958, filho de Iracy Fernandes Angotti (professora) e Wilson Luis Angotti (advogado e bancário). Foi ordenado sacerdote aos 19 de dezembro de 1982 pela imposição das mãos de Dom Luiz Eugênio Peres.

É mestre em teologia dogmática pela Universidade Gregoriana de Roma (Itália) e estudou filosofia e teologia, respectivamente, no Seminário Diocesano de São Carlos e na Faculdade Pontifícia Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo. Foi ordenado padre em 1982. Exerceu inúmeras atividades na Diocese de Jaboticabal. Foi vigário paroquial nas Paróquias de São João Batista e Nossa Senhora Aparecida, de Bebedouro (SP), coordenador diocesano da Pastoral Vocacional.

Dom Wilson integrou as Equipes de Formação do Seminário, do Conselho de Presbíteros e Colégio de Consultores. Foi professor no Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto, no Instituto de Teologia Nossa Senhora do Carmo, em Jaboticabal, e no Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese de Brasília. Também foi assessor diocesano da Catequese, coordenador diocesano de Pastoral e pároco da Paróquia São Judas Tadeu, na cidade de Jaboticabal (SP).

Entre 2007 e início de 2011, Dom Wilson foi assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé, da Conferência Nacional do s Bispos do Brasil (CNBB), além de integrar o Instituto Nacional de Pastoral (INP) e o Conselho Editorial das Edições CNBB. Atualmente é membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé, da CNBB.

Dom Wilson foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte pelo Papa Bento XVI no dia 4 de maio de 2011. Recebeu a ordenação episcopal no dia 1º de julho do mesmo ano. Paulista de Taquaritinga, filho de Wilson Luís Angotti e Iracy Fernandes Angotti, dom Wilson nasceu no dia 5 de abril de 1958.

No dia 26 de outubro de 2012, recebeu do Governo de Minas a Medalha Santos Dumont, considerada a segunda condecoração mais importante entre as oferecidas pelo estado, a pessoas que de alguma forma prestaram serviços importantes à sociedade.

Em 15 de abril de 2014 foi transferido pelo Papa Francisco para assumir a Diocese de Taubaté (SP).

Fonte e Foto: Polyana Gonzaga – A12.com

Comente