Coordenadores da Pastoral Familiar da Diocese de Taubaté representam famílias em Missa da peregrinação Nacional a Aparecida

O casal coordenador da pastoral familiar da Diocese de Taubaté, Daniel Lázaro da Silva  e Cristina da Silva, estiveram em Aparecida no sábado, 28 de maio, para participação na missa da Peregrinação Nacional das Famílias em comunhão com o 12º Simpósio Nacional das Famílias realizado o dia todo também no sábado de forma online.

O casal da Diocese de Taubaté acompanhou a celebração no Altar Central do Santuário Nacional de Aparecida juntamente com outros casais de outras dioceses representando a pastoral familiar do Brasil todo.

A  missa foi presidida pelo presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Vida e Família, Dom Ricardo Hoerpes, bispo de Rio Grande-RS que iniciou sua homilia rezando à Nossa Senhora pedindo a proteção a todas as famílias. Dom Ricardo falou ainda da importância do diálogo nas famílias.

“Diálogo exige ouvir, não só falar, quantas vezes você disse para o filho, não tenho tempo para te ouvir? Não façam isso pai e mãe, não tem nada mais importante do que o ouvir de um pai e de uma mãe, de um obro de um pai de uma mãe para o desabafo de um filho, não deixe isso para terceiros, faça você, no seu santuário, no seu lar, na sua casa, santifique a sua casa, eleve a sua casa com sentimentos mais sublimes”, destacou.

Dom Ricardo conclui falando sobre a alegria de viver em Cristo.

“No seu momento de cruz, o Cristo vai lhe trazer a alegria que você precisa para superar todo o pessimismo que está por aí  e quando você sentir essa alegria, você não vai conseguir se conter com ela, você vai falar de Jesus para outras pessoas, você vai ajudar outras pessoas a também se elevarem, a buscarem as coisas do alto, a olhar para o céu, mas também olhar para a terra e dizer: podemos fazer tantas coisas bonitas juntos, podemos nos unir em prol de humanidade mais cheia de alegria, a alegria verdadeira”, disse Dom Ricardo.

A Peregrinação e Simpósio Nacional das Famílias, que comumente reúne membros da Pastoral Familiar em Aparecida todo ano, aconteceu de forma virtual pela terceira vez em razão ainda da pandemia da COVID-19.

O 12º Simpósio Nacional das Família tratou do tema Vocação e Família e o lema “Vós sois o sal da Terra (…) e Luz do Mundo” (Mt 13-14) foram transmitidas pelo canal da Comissão Nacional da Pastoral Familiar.