Confira mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações Sociais

O Papa Francisco divulgou no último sábado, 23 de janeiro, às vésperas do Dia de São Francisco de Salles, padroeiro dos jornalistas, a mensagem do 55º Dia Mundial das Comunicações Sociais que será celebrado no próximo dia 16 de maio.

Em sua mensagem, abordando o tema proposto para a data “Ide e Ver”,  o Santo Padre indicou que todos temos responsabilidades sobre a comunicação que fazemos.

“Todos somos responsáveis pela comunicação que fazemos, pelas informações que damos, pelo controle que podemos conjuntamente exercer sobre as notícias falsas, desmascarando-as. Todos estamos chamados a ser testemunhas da verdade: a ir, ver e partilhar”, escreveu.

A mensagem do Papa Francisco agradece aos jornalistas, comunicadores como um todo pela coragem de ir aos acontecimentos, ver e noticiar as realidades.

“Temos que agradecer à coragem e determinação de tantos profissionais (jornalistas, operadores de câmara, editores, cineastas que trabalham muitas vezes sob grandes riscos), se hoje conhecemos, por exemplo, a difícil condição das minorias perseguidas em várias partes do mundo, se muitos abusos e injustiças contra os pobres e contra a criação foram denunciados, se muitas guerras esquecidas foram noticiadas. Seria uma perda não só para a informação, mas também para toda a sociedade e para a democracia, se faltassem estas vozes: um empobrecimento para a nossa humanidade”, disse.

O Papa disse ainda, que para viver e comunicar a verdade é preciso ver e experimentar.

“Na comunicação, nada pode jamais substituir, de todo, o ver pessoalmente. Algumas coisas só se podem aprender, experimentando-as”, indicou.

Junto à mensagem foi divulgada também a oração para o Dia Mundial das Comunicações sociais, confira:

Senhor, ensinai-nos a sair de nós mesmos,
e partir à procura da verdade.

Ensinai-nos a ir e ver,
ensinai-nos a ouvir,
a não cultivar preconceitos,
a não tirar conclusões precipitadas.

Ensinai-nos a ir aonde não vai ninguém,
a reservar tempo para compreender,
a prestar atenção ao essencial,
a não nos distrairmos com o supérfluo,
a distinguir entre a aparência enganadora e a verdade.

Leia a Mensagem completa:
“Vem e verás” (Jo 1, 46). Comunicar encontrando as pessoas onde estão e como são

×