Diocese de Taubaté orienta sobre a retomada da Catequese em 2021

A Diocese de Taubaté enviou aos párocos, administradores paroquiais e demais articuladores da catequese, no último dia 20 de janeiro, a orientação sobre o novo formato da catequese que será aplicado em 2021.

Para o Ano de 2021 foi elaborado um formato extraordinário da catequese, devido a situação da pandemia, para garantir a continuidade da preparação dos catequizandos para a recepção dos Sacramentos.

De acordo com a orientação, todas as paróquias deverão oferecer a catequese de forma “mista”, ou seja, com ao menos um encontro presencial ao mês e acompanhamento a distância pelos catequistas.

A orientação da Diocese de Taubaté para todas as paróquias nos encontros presenciais é que se cumpram rigorosamente todos os protocolos e orientações sanitárias que visam a segurança de todos.

Para os encontros presenciais as paróquias devem organizar um encontro para o grupo da Eucaristia e um encontro para o grupo da Crisma sempre na igreja matriz. Serão 8 encontros que devem acontecer durante o ano, sendo o primeiro em março e o último em novembro com um intervalo em julho.

Os encontros presenciais mensais abordarão oito temas já definidos pela Comissão Diocesana de Animação Bíblico-Catequética:

1 – Amor a Deus
2 – Jesus Cristo
3 – Espírito Santo
4 – Pecado
5 – Fé e Conversão
6 – Igreja Comunidade de Fé
7 – Palavra de Deus
8 – Sacramentos

O acompanhamento a distância será realizado pelo catequista, é orientado que seja feito ao menos uma vez ao mês com os recursos que dispuserem, seguindo o livro de catequese já adotado em cada paróquia, um roteiro elaborado pela coordenação que deverá ser entregue ao catequizando ou pelo Whatsapp ou impresso. Cada catequizando terá que realizar as tarefas apresentadas com a ajuda da família e dar retorno ao catequista.

Para receber os Sacramentos serão considerados a participação nos encontros presenciais e o retorno ao catequista das tarefas  feitas em casa.

A catequese destinada a adultos deve-se observar as possibilidades de cada paróquia, podendo ser somente presencial, alguns temas ministrados pelo próprio padre e seguindo as regras sanitárias.

Demais dúvidas devem ser esclarecidas entre o pároco e a coordenação da catequese de cada paróquia.

Acesse aqui: A Catequese na Diocese de Taubaté, em 2021

Como se preparar e participar das missas e celebrações transmitidas pelos meios de comunicação