Assembleia da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética – CBNN/SUL1

Nos dias 18 a 20 de julho aconteceu a Assembleia da Comissão para a animação Bíblico-Catequética da CNBB/Sul 1, ocorrida no Espaço Anhanguera Eventos (antiga Casa de Encontros Santa fé), cidade de são Paulo, SP, tendo como tema: Catequista e Comunidade protagonista para a Nova Evangelização”, preparado pela Comissão Regional da Animação Bíblico-Catequética.

A Assembleia tem como objetivo conduzir o catequista a compreender o seu papel e da comunidade frente a missão de evangelizar. O tema foi desenvolvido pelo Pe. Roger Matheus dos Santos, reitor do seminário de filosofia da Diocese de Taubaté, dividido em dois momentos:

1º. Momento: Chamados a crescer como evangelizadores
2º. Momento: Catequista e Comunidade protagonistas para a Nova Evangelização
Além de momentos formativos e de oração, houve a partilha por sub-regionais trançando objetivos e metas para a nova evangelização.

O encontro contou com a participação de 127 catequistas vindos dos diversos recantos de nosso estado, sendo que estiverem presentes 38 dioceses de nosso Regional, das 47 pertencentes a Regional Sul 1.

O encontro foi dirigido pela Equipe de Coordenação de Catequese na pessoa do seu assessor regional: Pe. Paulo C. Gil, da Arquidiocese de São Paulo e pelo bispo referencial desta Comissão: D. Vilson Dias de Oliveira, Bispo da diocese de Limeira, SP.

No domingo os Sub-Regionais avaliaram a caminhada e lançaram pistas para os próximos passos a serem dados até a próxima assembleia no ano de 2016.

Após a eucaristia, houve uma celebração de envio onde Dom Vilson, bispo referencial, abençoou todos os catequistas e os enviou em missão.
Nota da Equipe Diocesana de Taubaté: Estiveram presentes na Assembléia as coordenadoras da equipe Maria Etelvina Gil e Mara Rosangela Freire Reyes, trabalhando também na Assembléia pelo regional Sul 1-CNBB, e participaram pela Diocese de Taubaté as catequistas: Maria Izabel Bento Rodolfo, Rafaela de Oliveira Ávila, e Adriana Amarante.
Ainda presentes catequistas da sub-região de Aparecida, da Diocese de São José dos Campos (02), Diocese de Caraguatatuba( 02), Diocese de Lorena (03), Arquidiocese de Aparecida (04), marcando assim nossa presença nesta Assembléia!

Secretaria do Encontro de Catequese

De acordo: Dom Vilson Dias de Oliveira, DC

Equipe da Diocese de Taubaté esteve presente na Assembleia

O Regional Sul 1 da CNBB por meio da Comissão para a Animação Bíblico-catequética, realizou nesta terça,15, no Auditório do Espaço Anhanguera, em São Paulo, a aula inaugural da escola “Atualização Catequética e Animação Bíblico-catequética”.

De acordo com o Bispo de Limeira e presidente da Comissão Regional para Animação Bíblico-Catequética dom Vilson Dias de Oliveira “o processo da escola de atualização, perpassa os seguintes eixos, entre eles, “O Caminho da Interpretação da Palavra”, com a Ms Ir. Maria Aparecida Barboza; “Ética e Moral Cristã”, assessorado pelo Luiz Alberto Assato; “Planejamento Catequético” com o padre Paulo Gil; “Eucaristia, Fonte de Vida e Missão”, ministrado pelo professor e doutor em teologia Pe. Paulo Sergio Lopes Gonçalves, além das oficinas: “Catequese com estilo Catecumenal”, sob a orientação da equipe de coordenação regional e “escolas diocesanas e paroquiais” com o padre Marcelo Machado””, declarou.

Ainda de acordo com o bispo, “a escola tem a duração de quatro dias, terminando nesta sexta-feira, dia 18/07. Logo em seguida, nós teremos a Assembleia Regional de Animação Bíblico-catequética, que acontecerá também nas dependências do Espaço Anhanguera e segue até domingo (dia 20/07), que tem como tema: “Catequista e Comunidade protagonista para a Nova Evangelização””, concluiu.

Objetivo da escola: A Escola de Catequese do Regional Sul 1 é um espaço formativo-celebrativo que pretende desenvolver nos catequistas as habilidades e competências necessárias para o bom exercício do seu ministério catequético, seguindo os eixos formativos correspondentes à Pastoral Bíblico-Catequética: ser, saber e saber fazer.

Destinatários: catequistas e agentes de pastoral envolvidos a ação evangelizadora

Metodologia: aulas expositivas, vídeos, leituras e atividades em grupo, pesquisa e estágio pastoral nas dioceses. Os encontros seguem a didática mistagógica, alicerçados no método: ver – julgar – agir – rever – celebrar, tendo sempre como pano de fundo a Sagrada Escritura.

Mística: inspirados no evangelho de Jesus Cristo, contribuir na formação dos catequistas, para que sejam verdadeiros discípulos-missionários, comprometidos com o Reino de Deus e a vida plena.

Avaliação: participação, estágio e trabalho final.

Nota da Equipe Diocesana de Taubaté: Estiveram presentes os coordenadores da Equipe diocesana de Taubaté, Maria Etelvina Gil, Mara Rosangela Freire Reyes ( trabalhando pelo Regional Sul 1-CNBB) e participaram da Escola as catequistas: Maria Izabel Bento Rodolfo, Rafaela de Oliveira Ávila, Silvia Maria Lourenço da Diocese de Taubaté.,

Ainda…estiveram presentes catequistas das Diocese de São José dos Campos (07) e de Lorena (01), pertencentes à nossa sub-região de Aparecida, tendo sido expressiva a nossa participação na Escola!

Responsáveis:

Paulo César Gil – E-mail: ppaulogil@hotmail.com
Dom Vilson Dias de Oliveira, DC – E-mail: domvilson@uol.com.br

Confira abaixo os temas com os palestrantes (dias 15 a 18 de julho de 2014)

1. “O Caminho da Interpretação da Palavra” – Ms Ir. Maria Aparecida Barboza;
2. “Ética e Moral Cristã”, assessorado pelo Luiz Alberto Assato;
3. “Planejamento Catequético” com o padre Paulo Gil;
4. “Eucaristia, Fonte de Vida e Missão”, ministrado pelo professor padre Paulo Sergio Lopes Gonçalves;
5. Oficinas “Catequese com estilo Catecumenal”, sob a orientação da equipe de coordenação regional;
6. “Escolas diocesanas e paroquiais” com o padre Marcelo Machado.

De São Paulo, Renato Papis, MTb 61012/SP.

Comente