Dom José Valmor toma posse em São José dos Campos

Na presença de cinco mil fiéis, Dom José Valmor Cesar Teixeira tomou posse como o quarto bispo da diocese de São José dos Campos. A missa celebrada no Centro da Juventude, no sábado, 17 de maio, foi presidida pelo arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB, Cardeal Raymundo Damasceno Assis, que entregou o báculo a Dom Valmor, oficializando-o como novo bispo diocesano. A missa contou com presença de bispos, religiosos, diáconos e seminaristas da diocese de São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina.

Estiveram presentes, os três bispos que já governaram a Diocese de São José dos Campos, sendo o arcebispo emérito do Rio de Janeiro, o cardeal Dom Eusébio Oscar Scheid; o bispo de Santo André, Dom Nelson Westrupp e Dom Moacir Silva, atual arcebispo de Ribeirão Preto.

Dom Cesar, como ele gosta ser chamado, foi nomeado pelo papa Francisco transferindo-o da Diocese de Bom Jesus da Lapa, no dia 20 de março último. A Diocese de São José dos Campos estava vacante desde junho do ano passado, após a transferência de dom Moacir Silva para a arquidiocese de Ribeirão Preto (SP).

Natural de Rio do Sul (SC), Dom Cesar foi nomeado bispo em 28 de janeiro de 2009, por Bento XVI. Desde 2009, atuava na diocese de Bom Jesus da Lapa (BA). Seu lema episcopal é “Somos de Deus”. A diocese de São José dos Campos foi instalada no dia 1º de maio de 1981. Segundo informa Assessoria de Imprensa, baseada em dados do IBGE, a Diocese de São José dos Campos tem população estimada em 950 mil habitantes. Ela possui 44 paróquias, organizadas em sete regiões pastorais. Atualmente o clero local é formado por 85 padres e 114 diáconos permanentes. Na dimensão social, mantém as obras e entidades filantrópicas ligadas às paróquias, congregações e movimentos. O trabalho pastoral está presente em 69 pastorais, movimentos, organismos e novas comunidades.

FONTE: Texto publicado no Jornal O Lábaro – junho/2014

FOTO: Flickr da Diocese de São José dos Campos