Live em preparação ao Dia Mundial das Comunicações aponta desafios da PASCOM

A Diocese de Taubaté promoveu ontem, 11 de maio, uma live com o assessor interino da Pastoral da Comunicação diocesana, Diácono Julius Rafael e com o padre Marcelo Henrique que já exerceu diversas funções no âmbito da comunicação diocesana.

Durante a live transmitida pelos canais digitais da Diocese de Taubaté (Facebook e Youtube), o Diácono Julius e o Padre Marcelo apontaram alguns dos desafios da PASCOM em tempos de muita informação.

Analisando o que se pede a mensagem do Papa Francisco para o 55º Dia Mundial das Comunicações Sociais “Vem e verás” (Jo 1, 46). Comunicar encontrando as pessoas onde estão e como são, o diácono Julius indicou que ainda é preciso cuidar das informações que se obtém e se transmite pelo mundo virtual.

“Quero aqui chamar a atenção dos irmãos que são Pasconeiros, eu falo que hoje esses irmãos estão muito com a função de Marta e não muito na função de Maria. Na função do trabalho, nas transmissões, na parte técnica, a função de Marta é muito boa e importante, mas temos que entender também que precisamos ter a espiritualidade de Maria que é um dos eixos da PASCOM, bem como a formação e a agilidade do desenvolvimento das tecnologias, em vista de uma comunicação interna, junto com as pastorais, não só de comunicado, mas da Palavra de Cristo. Na comunicação externa levar tudo aquilo que a Igreja faz para esse mundo, esse mundo virtual de oportunidades”, apontou.

De acordo com o Padre Marcelo, um dos desafios da comunicação da Igreja é comunicar integrando espiritualidade e a realidade da vida.

“Quando a gente consegue fazer uma interação entre fé e vida, a gente mostra que a nossa fé é “credível”, e credível aqui tem duplo peso, primeiro as pessoas acreditam na Palavra, a fé nasce quando a fé diz algo para a vida, e segundo a Igreja se torna alguém que tem algo a dizer. Tem muita gente que não está nem aí para o que a Igreja está dizendo, por falta de credibilidade e perdemos a credibilidade na nossa comunicação mal feita. Quando a gente comunica bem a gente mostra que a Igreja tem muita coisa boa a dizer, que ela não é uma peça de museu, mas sim uma instituição rica, feita de pessoas de boa vontade e animada pelos ideais do Evangelho que ainda tem muito a dizer para a nossa sociedade”. Disse.

A Live diocesana em preparação ao Dia Mundial das Comunicações Sociais está disponível para quem quiser assistir novamente através da página da diocese de Taubaté no Facebook e canal do Youtube.