Coleta da Solidariedade tem data marcada na Diocese de Taubaté

A Coleta da Solidariedade referente à Campanha da Fraternidade que acontece todo ano no Domingo de Ramos foi adiada para os dias 22 e 23 de maio, juntamente com a solenidade de Pentecostes.

Para definir a realização da coleta em dois dias, o bispo Diocesano, Dom Wilson Angotti consultou o Vigário Geral e os Vigários Forâneos.

Esse gesto de caridade que acontece todo ano no Domingo de Ramos não ocorreu na data comum, pois na ocasião a celebração não poderia ocorrer com a presença de fiéis devido a fase restritiva da pandemia.

A Coleta da Solidariedade é um gesto concreto que ocorre em todo o Brasil motivado pela Campanha da Fraternidade aprovada pelos bispos do Brasil desde 1964. Os recursos arrecadados integram os Fundos Diocesanos e Nacional de Solidariedade que tem o papel de apoiar iniciativas que promovem a vida e a caridade em todo país. Do total arrecadado, 60% fica na própria diocese e é gerido pelo Fundo Diocesano de Solidariedade com o objetivo de apoiar iniciativas e projetos locais. Os outros 40% compõem o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), que é administrado pelo Departamento Social da CNBB, sob a orientação do Conselho Gestor da CNBB.

A Diocese de Taubaté já escolheu 3 entidades, do território diocesano, que serão beneficiadas com Coleta da Solidariedade, são elas:

Fundação Santa Cruz, situada em Campos do Jordão-SP, com 93 anos de existência, dirigida pelas Irmãs Mercedárias da Caridade, atende 96 idosos e precisa de cadeiras de rodas e cadeiras de banho;

Casa do Ancião Luiza de Marilac, situada em Taubaté-SP, com 76 anos de existência, é dirigida pelas Irmãs Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, atende 30 idosas e precisa de recursos para manutenção ordinária;

Lar Escola Santa Verônica, situada em Taubaté-SP, com 102 anos de existência, dirigido pelas Irmãs Franciscanas do Coração de Maria, atende 90 adolescentes e 40 crianças na creche, e no momento precisa de recursos para a sobrevivência financeira.