Seminário Diocesano realiza unificação das etapas formativas

Segundo o Diretório para a Formação Presbiteral do Seminário Diocesano Santo Antônio de Taubaté, todo o processo formativo se fundamenta nas atuais Ratio Fundamentalis Institutionis Sacerdotalis, documento que trata sobre o dom da vocação prebiteral promulgada em 2016, e Diretrizes para a Formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil, promulgadas em 2018 e aprovadas pela Santa Sé. Três são as etapas da formação inicial dos futuros padres de nossa Diocese: o Propedêutico, os Estudos Filosóficos ou Discipulado, e os Estudos Teológicos ou Configuração. Essas etapas visam a formação de cada seminarista, trabalhando as quatro dimensões da formação (humano-comunitária, intelectual, espiritual e pastoral missionária) e têm o objetivo de formar o candidato ao sacerdócio enquanto pessoa, discípulo e pastor-missionário. Nesse percurso, cada um faz um profundo processo de discernimento e amadurecimento acerca de sua vida e vocação, sendo provocado a configurar-se a Jesus Cristo, o Bom Pastor.

Anteriormente, nosso Seminário Diocesano de Taubaté encontrava-se disposto em dois espaços físicos: a Casa Filosófica, cujo padroeiro é São João Maria Vianney, localizada na Vila São José; a Casa Teológica, cujo padroeiro é Santo Tomás de Aquino, localizada no bairro Alto São Pedro. Contudo, vivemos um momento ímpar em nossa Diocese com a construção de uma nova ala e a unificação das etapas em um mesmo espaço físico, que se encontra na Vila São José. O nome Seminário Diocesano Santo Antônio permanecerá em vigor e cada etapa terá seu respectivo processo e seu ritmo, mas com momentos de convivência fraterna entre ambas, como os momentos de oração comunitários e as celebrações eucarísticas. Assim, o endereço oficial atual é Avenida Tomé Portes Del Rei, nº 565 – Vila São José – Taubaté-SP. Atualmente, são vinte e três seminaristas residentes em nosso Seminário, sendo quatorze da etapa filosófica e nove da etapa teológica.

Um acontecimento importante também, foi a unificação das redes sociais, visto que cada etapa possuía um perfil no Instagram e uma página no Facebook. Essa unificação aconteceu no dia 20 de fevereiro, data festiva por ocasião dos 111 anos de fundação do Seminário Diocesano Santo Antônio. Os nomes das redes sociais são @seminariosantoantonio para a página do Facebook e @seminario.santoantonio para o Instagram. Em tempos de pandemia, os canais de comunicação têm sido fundamentais para aproximar, unir e evangelizar. Além disso, terão conteúdos formativos que contarão um pouco da vida do Seminário, visando o despertar de mais vocações para nossa Diocese.

Peçamos que o Senhor envie operários para a Sua messe, despertando jovens cada vez mais dispostos e disponíveis ao sacerdócio, como bem testemunhamos ao longo dos 111 anos de nosso Seminário Diocesano. E como escreveu Dom Wilson, nosso Bispo Diocesano, na edição janeiro e fevereiro do Jornal O Lábaro em 2020: “rezar pelas vocações é missão de todos nós”!

Por Erik Cunha, seminarista