Cresce o número de católicos no mundo, diz pesquisa

No início de dezembro, o Portal A12, da Rede Aparecida de Comunicação, publicou matéria sobre uma pesquisa feita pela Agência Fides, segundo a qual houve crescimento do número de católicos no mundo.

O levantamento revela que existe 1,27 bilhão de católicos. Neste ano, o aumento foi 18,3 milhões em relação a 2015. A pesquisa constatou o aumento de católicos em todos os continentes, com exceção da Europa, onde houve uma queda de 57 mil fiéis. O crescimento foi maior na África, com 8,5 milhões, e na América, com 6,6 milhões, seguidas pela Ásia, com 3 milhões e Oceania, com 208 mil.

A pesquisa abrangeu ainda a situação do clero, que constatou o aumento de 64 novos bispos e 444 padres, em relação ao ano anterior. Atualmente, o total de padres é de 415 mil. Novamente no Continente Europeu foi registrada a maior queda. Com considerável aumento, os padres diocesanos somam 281 mil, enquanto reduziu 321 do número dos religiosos. Ao todo, religiosas e religiosos pelo mundo chegam a quase 683 mil.

A Agência Fides é a agência de notícias do Vaticano e está ligada à Congregação para a Evangelização dos Povos. Foi criada em 1927 como a primeira agência de notícias missionária para a Igreja Católica, aprovada pelo Papa Pio XI.

Fonte: Jornal O Lábaro – dezembro/2016