Uma grande celebração marcou a reinauguração do relógio do Santuário Basílica do Senhor Bom Jesus de Tremembé, no dia 16 de abril de 2023, na Festa da Divina Misericórdia.
O relógio, que fica na fachada da do Santuário Bom Jesus, foi um presente recebido há 100 anos, vindo de Munique, na Alemanha. Com o passar do tempo, a máquina que faz o relógio funcionar quebrou, mas em 2023, com esforço da comunidade e por iniciativa do pároco, Padre José Vicente, o equipamento voltou ao seu pleno funcionamento após um período de restauração de sua máquina para que então pudesse voltar a marcar as horas e ativar o badalar do sino.
Na comemoração de reinauguração com o povo de Tremembé presente, foi realizada uma programação de oração, música e resgate da história.
Na praça Padre Luiz Balmes em frente ao Santuário do Bom Jesus, o povo cantou e festejou com o show de Joe e Vilma Alvarenga. Também rezaram o Terço da Misericórdia com o Padre Álvaro Mantovani (Pe. Tequinho), Vigário paroquial da Paróquia Senhor Bom Jesus. Logo em seguida, às 18h, ouviram o toque do sino acionado pelo relógio e participaram da Santa Missa presidida pelo pároco e reitor do Santuário, padre José Vicente.
A história do relógio foi relembrada durante a programação de reinauguração através da fala da senhora Lygia Frazão, advogada e escritora do livro que conta história de Tremembé para crianças, ocasião em que fez a leitura de um texto rememorando os 100 anos do relógio.
“Sua instalação foi uma iniciativa, que teve início com a assinatura de um contrato datado de 19 de junho de 1921, pelo Excelentíssimo Reverendíssimo Mons. Amador Bueno de Barros […] Vindo de Munique, Alemanha. Sua aquisição contou com apoio, participação e colaboração dos fiéis. Uma comissão foi montada e contava com o senhor Silvério Banhara como tesoureiro. Os balanços de receitas e despesas foram publicados no Jornal do Comércio do Rio de Janeiro de 17 de fevereiro de 1923”, descrevia o texto do início da história do relógio.
Lygia Frazão lembrou também das pessoas que colaboraram com a compra do relógio quando recitou o nome de cada uma.
A data de inauguração do relógio é 08 de fevereiro de 1923 quando houve uma celebração. Na época o relógio se tornou uma referência para população.
Em 2023, o povo de Tremembé acompanhou a reinauguração marcando 100 anos desse fato histórico da cidade. “Hoje estamos todos aqui, tendo o privilégio de testemunhar a reinauguração desse relógio, que muito mais que marcar as horas, nos faz refletir sobre nossas origens, pois marca a nossa história”, finalizou Lygia.
Ao final da Santa Missa, padre José Vicente agradeceu ao povo pelo apoio e empenho em prol de mais uma obra de restauro do Santuário Basílica do Senhor Bom Jesus de Tremembé.
Em seguida, o público acompanhou mais um momento musical com a Banda da Polícia Militar e o encerramento com os músicos do Santuário.