Bispos reunidos em Aparecida elegem o novo presidente da CNBB

Os bispos do Brasil estão reunidos em Aparecida para a 60ª Assembleia Geral da CNBB, na segunda-feira 24 de abril de 2023 a votação do prelado brasileiro elegeu o arcebispo de Porto Alegre (RS) e atual primeiro vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Jaime Spengler, como presidente da CNBB que estará à frente da Presidência da entidade de 2023 a 2027.

O anúncio foi feito no início da sessão reservada, no auditório Noé Sotillo, no período da tarde de segunda-feira. Dom Jaime será o 14º presidente da Conferência.

Dom Jaime Spengler é arcebispo metropolitano de Porto Alegre desde 18 de setembro de 2013, quando foi nomeado pelo Papa Francisco que, concomitantemente, recebeu o pedido de renúncia de dom Dadeus Grings. Escolheu como seu lema episcopal “Gloriar-se na Cruz” (Cl 6,14) – In Cruce Gloriari.

Na terça-feira, 25 de abril de 2023, os bispos reiniciaram as votações para eleger o primeiro e o segundo vice-presidente da CNBB.

Foi eleito primeiro vice-presidente, o arcebispo de Goiânia (GO), dom João Justino de Medeiros Silva, irá desempenhar a função durante os próximos quatro anos. 

Para função de segundo vice-presidente, foi eleito o bispo de Garanhuns (PE) e atual presidente do Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa.

Para a função de Secretário Geral da CNBB foi eleito o bispo de Rio Grande (RS), dom Ricardo Hoepers. A escolha foi realizada também na manhã da terça-feira, 25 de abril, no sétimo dia da 60ª Assembleia Geral da entidade. Dom Ricardo desempenhará a função nos próximos quatro anos.

×