Três projetos assistenciais presentes na Diocese de Taubaté receberão doação do Gesto Concreto da CF 2023

O gesto concreto da Campanha da Fraternidade acontece todos os anos no Domingo de Ramos, na ocasião, todos os cristãos e católicos do Brasil são convidados a expressar concretamente a caridade na Coleta Nacional da Solidariedade.
Este ano, do total arrecadado nas paróquias da Diocese de Taubaté, 60% fica na Diocese e será destinado a três projetos sociais que visam atender as necessidades básicas de pessoas em situação de vulnerabilidade.
Em reunião Geral do Clero, foram escolhidos os três seguintes projetos:

Lar Vicentino de Caçapava que atende idosos a partir de 60 anos de idade (ambos os sexos), atualmente com 30 idosos atendidos, sendo oferecidos serviços na área da assistência social com objetivo de garantir a proteção integral dessas pessoas com moradia, alimentação e atividades sociais e comunitárias.

Vila São Vicente de Paulo de São Luiz do Paraitinga que atende idosos acima de 60 anos (ambos os sexos), atualmente com 22 idosos atendidos com todos os cuidados básicos que estejam necessitando, sendo uma instituição de Longa Permanência.

Ação Social da Paróquia Santo Antônio de Lisboa em Taubaté que atende pessoas em situação de rua. A ação oferece alimentação, roupas e assistência espiritual, sendo distribuídas 100 marmitas, por semana (aos sábados), em diversos bairros do município de Taubaté.

Os outros 40% da arrecadação é destinado ao Fundo Nacional de Solidariedade, que é administrado pelo Departamento Social da CNBB, sob a orientação do Conselho Gestor da entidade.

Todo ano, o Departamento Social da CNBB publica um edital específico, a previsão em 2023 é que seja publicado no dia 10 de abril, com critérios, para seleção dos projetos sociais em todo o Brasil. São priorizados aqueles que estejam em sintonia com os objetivos gerais e específicos da Campanha da Fraternidade vigente no ano.