Seminaristas diocesanos vivenciam retiro anual em Campos do Jordão

Como todos os anos, o retorno ao seminário é marcado pelo retiro anual, um tempo precioso reservado aos seminaristas para renovar a conexão com Deus em dias de profunda reflexão, recolhimento e entrega.

Este ano, subimos a Serra da Mantiqueira, na acolhedora Comunidade Católica Bodas de Caná, em Campos do Jordão. Durante três dias intensos, fomos guiados pelas inspiradoras reflexões do Padre Fabiano Cunha, reitor do seminário da comunidade Fazenda da Esperança, em Guaratinguetá. Padre Fabiano nos conduziu por um mergulho nas virtudes teologais: Fé, Esperança e Caridade, através do seu testemunho de vida sacerdotal.

Logo no início, o padre trouxe a analogia das feridas da alma com as feridas físicas. Assim como as lesões físicas que necessitam ser expostas ao médico para encontrar a cura, nossas feridas interiores também demandam o mesmo cuidado. Somos desafiados a nos abrir diante de Deus com sinceridade, expondo todas as nossas dores, mágoas e angústias, confiantes de que somente Ele possui o poder de tocar profundamente nossas feridas e realizar a cura e restauração de que precisamos.

Ao abordar a fé, fomos instigados a questionar a autenticidade de nossa vivência e testemunho. O padre nos apresentou a ideia de um “exame de consciência ao contrário”, ou seja, não olhar aquilo que faltou de caridade e que não fomos fiéis, mas a importância de reconhecermos as pequenas manifestações de bondade e fidelidade em nosso dia a dia.

Padre Fabiano ressaltou a esperança como uma força transformadora, sendo como a irmã mais nova, uma virtude que nos impulsiona para frente, para além das adversidades, para o novo sem medo. Nos alertou para não adotarmos uma visão limitada da vida, mas sim cultivarmos um olhar de águia, que enxerga para além do imediato, um olhar de esperança para nós mesmos, que confia no amor de Deus.

Num segundo momento, refletimos sobre os conselhos evangélicos: Obediência, Castidade e Pobreza. A obediência nos convida a escutar com humildade e disponibilidade, enquanto a pobreza nos leva a desapegar do supérfluo, do excesso, em busca do essencial. A castidade, por sua vez, nos desafia a manter um coração indiviso, puro e dedicado a Deus. Portanto, é necessário sermos radicais em nossa vida.

Enfim, o testemunho de vida sacerdotal do Padre Fabiano nos inspirou a abraçar nossa jornada vocacional com caridade para aceitar o que já vivemos, fé de que estamos no caminho certo e esperança de que Deus tem o melhor para nós e nossa vocação.

Seminarista Adriano Vieira Pereira