Seminário Diocesano promove semana de formação com tema “Oração”

Nosso Seminário Diocesano Santo Antônio todos os anos promove uma semana de formação para os seminaristas trazendo sempre algum tema pertinente a vida sacerdotal, bem como a vida cristã. Neste ano de 2024, o Santo Padre o Papa Francisco promulgou o chamado “Ano da Oração”, como um meio de preparação para o Jubileu de 2025 que trará como enfoque a virtude da esperança, lembrando-nos que somos peregrinos nesta Terra, rumo ao céu.

Pensando em todo este contexto, os formadores de nosso seminário escolheram por tema da semana formativa: a oração; e buscando sempre valorizar a imagem laical, nossos reitores convidaram as “Oficinas de Oração e Vida” (TOV)[1] para conduzirem essa semana de formação. Contamos com a presença dos coordenadores nacionais das oficinas — Ana Paula e Ricardo —, os quais ficaram responsáveis pelo primeiro dia de nossa formação; e também tivemos a presença de mais três integrantes que continuaram conduzindo as palestras, sendo elas: Patrícia Figueiredo (coordenadora local de Taubaté), Olívia Faria (guia ativa) e Sandra Célia (encarregada da escola de preparação para guias).

Neste período formativo, apresentaram-nos dois retiros criados pelo Frei Ignácio Larrañaga — Sacerdote Capuchino fundador das Oficinas de Oração e Vida: o primeiro retiro chamado “Transfiguração” e o segundo denominado “Jesus Cristo, nossa única esperança”. Esses dois retiros nos mostram fortemente a ligação com a grande missão deste movimento, que é implantar Deus no coração dos homens. Durante as palestras pudemos perceber como Deus se manifesta não em coisas estrondosas ou grandiosas, mas que Ele se revela no mais íntimo de nosso coração, onde o silêncio habita.

Um outro elemento que é interessante destacar é uma frase que os oficinistas nos trouxeram de Frei Inácio, o qual dizia: “só tem autoridade para falar de Deus, quem fala com Deus”. Ora, todos nós somos chamados a anunciar o amor de Deus por nós, como nos lembra o evangelista: “Ide por todo o mundo, e a todos pregai o Evangelho” (Mc 16,15) e, de forma especial, os padres e bispos possuem essa grande responsabilidade de pôr primeiro, anunciar a Boa-Nova de Cristo. Portanto, rezemos por nosso clero e pelo nosso Seminário para que o Senhor da messe continue chamando santas e numerosas vocações.

[1] Sigla oficial das Oficinas de oração e vida.

Seminarista Victor Kauan dos Santos