O Seminário Diocesano de Taubaté completou, no último dia 20 de fevereiro, 115 anos de dedicação à formação dos padres diocesanos. Há mais de um século, esta casa de formação tem sido um alicerce na preparação de sacerdotes que se colocam à disposição de Deus para o cuidado do Povo Santo e da Igreja.
Dedicado a Santo Antônio, amplamente conhecido por seu fervor na pregação do Evangelho, o seminário reafirma sua importância na vida da Igreja e na caminhada vocacional de muitos jovens. O testemunho de amor a Cristo e ao próximo do santo padroeiro inspira a missão desta instituição em formar padres comprometidos com a evangelização e o serviço à comunidade.
As celebrações pelo aniversário iniciaram-se com a elevação de louvores a Deus por meio da Oração das Laudes, celebrada com grande solenidade. Ao longo do dia, a festividade destacou mais um ano de formação dos futuros sacerdotes da Igreja. Atualmente, o seminário conta com 13 jovens que dedicam suas vidas à formação integral nas diversas dimensões da existência humana, sendo cinco na etapa do Discipulado (Filosofia) e oito na etapa da Configuração (Teologia).
No encerramento do dia, foi celebrada a Santa Missa, um momento muito especial para os seminaristas, não apenas pela festividade, mas também pela ordenação diaconal daqueles que concluíram seu período formativo no seminário. A celebração eucarística foi presidida pelo Padre Gustavo Sampaio, reitor da etapa da Configuração, que destacou a importância da formação na vida de um padre diocesano e dirigiu palavras de encorajamento aos novos diáconos. Estiveram presentes também familiares e amigos dos seminaristas ordenados.
Ao final desse dia memorável, permaneceram no coração de todos os presentes o desejo e a oração para que o seminário continue formando excelentes pastores para a Igreja. O momento foi marcado por gratidão e esperança, reafirmando o compromisso da casa de formação em preparar sacerdotes, segundo o Coração de Cristo. Que Deus continue abençoando esta casa de formação, para que, nos anos vindouros, muitos outros jovens possam dizer seu ‘sim’ ao chamado do Senhor e servir ao povo de Deus com dedicação e amor.
Sem. João Pedro Rodrigues Moreira
4º ano de Teologia