Seminário de Teologia festeja seu padroeiro

O Seminário Diocesano Teológico Cura d’Ars celebrou seu padroeiro, São João Maria Vianney. A festa se realizou de 4 a 16 de agosto e foi marcada por presença expressiva de fiéis de várias comunidades de nossa diocese.

A festa teve tres fins específicos: celebrar o patrono do seminário e dos sacerdotes (tornando mais conhecido o Cura d’Ars), incentivar a oração pelas vocações e oferecer oportunidades para que os fiéis leigos participem da vida do seminário.

Durante a novena aconteceu uma quermesse, promovida todas as noites, após a missa. Realizada já há três anos, essa quermesse tem por objetivo arrecadar fundos para colaborar na reforma pela qual passa o seminário Cura d´Árs tem três anos. Ainda que a Mitra Diocesana seja a responsável pela reforma, o arrecadado pela festa significa uma contribuição dos seminaristas nessa obra, eles que serão os grandes beneficiados pela reforma.

A festa deste ano foi oficialmente aberta com solene celebração eucarística, às 19h30min, presidida por Dom Wilson Angotti, na terça, 4 de agosto, dia do santo Cura d’Ars. A missa marcou a reinauguração da capela do seminário, que passou por uma total reforma. Ponto alto da celebração foi a dedicação do altar, celebração riquíssima de sinais que emocionou os fiéis. Nas noites seguintes, transcorreu a novena com celebrações participadas por convidados provenientes de algumas paróquias da diocese, que vieram acompanhando o seu pároco, o qual presidia a celebração.

As missas aconteceram na capela recém inaugurada e as atividades sociais no pátio do seminário, onde foi montada uma grande tenda, patrocinada pela Prefeitura Municipal de Taubaté. Nesse espaço, dividiam-se diversas “barracas” com lanches, comidas típicas, doces e entretenimentos. Sob a tenda maior acontecia o bingo, com prêmios arrecadados pelos nossos seminaristas.

Não foram poucas a pessoas que manifestaram a sua alegria por visitarem o seminário, comprometendo-se a participar efetivamente dessa família, quer nas orações, quer nas necessidades materiais. Foi, sem dúvida, um momento de grande interação para os sacerdotes, seminaristas e fiéis de nossas comunidades. Destacou-se a atuação de muitos leigos que se prontificaram a trabalhar na execução da festa.

Para os seminaristas, a ocasião prestou-se a muitos ensinamentos formativos: aprimoramento espiritual, exercício da acolhida indistinta, senso de gratuidade e serviço, participação e co-responsabilidade nas necessidades materiais do seminário e da diocese, trabalho em equipe, entre tantos outros valores que serão requeridos no futuro sacerdote.

A festa foi encerrada no domingo, 16, com missa às 10h30min., presidida pelo Reitor do Seminário, Padre Leandro Santos. Depois da missa foi promovido um almoço beneficente e o bingão de prêmios. Nesse dia, a festa reuniu mais de 850 pessoas convidadas pelo padre reitor e pelos seminaristas.

Comente