Reunião escolhe presidentes das comissões pastorais e apresenta novo secretário executivo do Regional Sul 1

O encontro, que aconteceu na sede da entidade, na capital paulista, reuniu a presidência do quadriênio de 2023 a 2027 para definições da atuação eclesial no Estado de São Paulo

A presidência do Regional Sul 1, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), eleita pelo episcopado paulista no dia 31 de maio para a animação pastoral da entidade entre os anos de 2023 e 2027, se reuniu hoje, dia 17, em São Paulo, para a reunião da Comissão Episcopal Representativa.

Dom Júlio Endi Akamine, Dom Moacir Silva e Dom Frei Carlos Silva, respectivamente, presidente, vice-presidente e secretário do Regional Sul 1 passaram a manhã em encontro com os bispos presidentes das sub-regiões pastorais para definições da atuação da entidade no próximo quadriênio.

A reunião, que ocorreu na sede do Regional, definiu os presidentes que motivarão os trabalhos das comissões episcopais pastorais. Responsável pela Sub-região Ribeirão Preto II (RP II), Dom Antônio Emídio Vilar, bispo diocesano de São José do Rio Preto, animará a Comissão para Cultura, Educação e Comunicação Social.

O presidente da Sub-região de Botucatu, o bispo diocesano de Marília, Dom Luiz Antonio Cipolini, assumiu a Comissão para os Movimentos, Associações e Serviços Eclesiais. A Comissão para a Ação Sociotransformadora terá como presidente Dom Manoel Ferreira dos Santos Junior, bispo de Registro, da Sub-região Sorocaba.

Dom Luiz Carlos Dias, bispo diocesano de São Carlos e presidente da Sub-região Campinas, estará à frente da Comissão para o Laicato, Vida e Família. Enquanto a Comissão de Liturgia será de responsabilidade do arcebispo de Ribeirão Preto e vice-presidente do Regional, Dom Moacir.

A motivação da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada terá Dom Eduardo Pinheiro, bispo diocesano de Jaboticabal e presidente da Sub-região Ribeirão Preto I (RP I), como referência.

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo e presidente da Sub-região São Paulo, continuará na condução da Comissão Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso. Já a Comissão para a Animação Bíblico-Catequética ficará ao encargo de Dom Wilson Luís Angotti Filho, bispo diocesano de Taubaté e presidente da Sub-região Aparecida.

A Comissão para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial terá como presidente Dom Frei Carlos, bispo auxiliar de São Paulo e secretário do Regional.

SECRETÁRIO EXECUTIVO

Na reunião, a presidência anunciou o novo secretário executivo do Regional Sul 1, o Pe. Leandro Megeto. Do clero de Jundiaí, o sacerdote cursou Filosofia pela Faculdade São Bento e Teologia pelo Centro Universitário Salesiano (UNISAL – Pio XI), ambos na cidade de São Paulo.

Na Diocese de Jundiaí, foi pároco das paróquias São João Bosco, na sede do bispado, entre os anos de 2011 e 2014; Cristo Redentor, em Várzea Paulista, no ano de 2014; e, de 2018 até a nomeação para o Regional Sul 1, Nova Jerusalém, também em Jundiaí.

O Pe. Leandro já foi reitor do Seminário Diocesano Nossa Senhora do Desterro do núcleo Filosófico e vice-reitor do núcleo Teológico de 2015 a 2017. Entre os anos de 2010 e 2013, foi o assessor diocesano da Comissão para Animação Bíblica-Catequético e, de 2014 até então, era o coordenador diocesano de pastoral.

Em Jundiaí, ele também é membro do Colégio dos Consultores, do Conselho de Presbíteros, dos conselhos diocesanos de Ação Evangelizadora (CDAE), de Economia e Administração (CDEA)e de Formadores do Seminário Diocesano (CONDIF), e da Comissão Diocesana dos Diáconos Permanentes.

Fonte: CNBB Sul 1