Representantes dos CAEP’s participam de encontro diocesano

Representantes dos Conselhos Administrativos Econômicos Paroquiais (CAEP’s) de todas as paróquias da Diocese de Taubaté tiveram a oportunidade de participar de um encontro diocesano na manhã de sábado, 25 de junho, para orientações sobre administração e sobre segurança predial.

A reunião aconteceu na Paróquia de São José Operário, em Taubaté, das 9h às 11, na ocasião o pároco anfitrião, Pe. Rafael Tiago dos Santos, acolheu os presentes e deu início aos trabalhos com uma oração. Na sequência, Dom Wilson Angotti, Bispo Diocesano, elencando artigos do Regimento do CAEP, falou das responsabilidades desse conselho e sua importância. Dom Wilson salientou que as funções e ministério dos leigos na paróquia não é simplesmente uma ajuda ao pároco, mas é uma missão própria de quem pertence à comunidade. As responsabilidades pelas coisas das paróquias são assumidas não só pelo pároco, mas por todos. Deste modo, os fiéis que compõem o CAEP devem oferecer ajuda qualificada, necessária e efetiva nas várias áreas da administração paroquial.

Num segundo momento do encontro, foram apresentadas orientações práticas para implantação e manutenção de elementos de segurança predial, prevenção e combate a incêndios. O tema foi apresentado por Carlos Artur de Oliveira, aposentado como 2º Tenente do Corpo de Bombeiros. Depois de falar sobre os principais itens desse importante tema, Artur Bombeiro, como é mais conhecido, falou da importância de cada paróquia fazer uma manutenção preventiva e elaborar um plano de emergência em caso de incêndio. Ao final de sua exposição, Artur respondeu a alguns questionamentos dos participantes do evento.

O encontro se encerrou com avisos e palavras de incentivo em uma efetiva participação dos CAEP’s numa boa gestão paroquial, com boas práticas e transparência.

Pe. Silvio José Dias