Idealizador das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), o Beato João Paulo II será lembrado durante os atos centrais da próxima edição do evento.
Uma ampola com sangue do pontífice será levada em um relicário próprio e estará disponível para veneração de todos os fiéis presentes na JMJ Rio 2013, assim como ocorreu na JMJ Madri 2011.
A exposição oficial da relíquia está sendo organizada pelo presidente da Fundação João Paulo II, Marcello Bedeschi, que veio direto de Roma para se reunir com o Comitê Organizador Local (COL).
De acordo com o Padre Arnaldo Rodrigues, um dos diretores do Setor de Preparação Pastoral do COL, a relíquia chegará ao Rio de Janeiro no dia 7 de julho e permanecerá até o dia 13 de outubro. “Ela ficará exposta para veneração na Catedral do Rio de Janeiro. Estamos também preparando um trabalho pastoral pós-jornada para aproveitar a presença da relíquia aqui”, declarou o sacerdote.
Outras relíquias de patronos e intercessores da JMJ Rio2013 estarão presentes no evento. Segundo o Setor de Preparação Pastoral do COL, já foi concedida autorização para trazer o corpo do beato Pier Giorgio Frassati. Além disso, estão a caminho os processos para pedir relíquias de Santa Teresa de Lisieux, beata Ciara Luce Badano, beato Frederico Ozanam e do brasileiro Santo Antônio de Santana Galvão. (EPC)
Rio de Janeiro (Quinta-feira, 02-05-2013, Gaudium Press)