Relatório de Participação do Congresso Nacional da Pastoral da Saúde – 2014

O XXXIV Congresso Brasileiro de humanização e Pastoral da Saúde ocorreu em parceria com a Província Camiliana Brasileira, nos dias 06 e 07/9/14 no Centro Universitário São Camilo – São Paulo, onde a Diocese de Taubaté esteve presente com 10 participantes.

O Congresso ocorreu sob a coordenação de Pe. Anísio Baldessin e Sr. Sebastião Venâncio, ambos da Coordenação Nacional da Pastoral da Saúde. Participaram coordenadores de Sub Regionais e de vários estados do Brasil.

Com o tema central: A Fé desperta a ação: como enfrentar os obstáculos na Pastoral da Saúde, diversos palestrantes, trabalharam assuntos sobre: Investimento na Saúde, Transplantes e Tráfico de Órgãos Humanos, Desafios da Promoção e Prevenção. Assistência Pastoral aos doentes terminais e aos idosos, A comunicação com o doente e Assistência Espiritual. Os temas foram considerados de relevância sendo importante para o desenvolvimento das atividades dos Agentes da Pastoral da Saúde.

Após o primeiro dia do Congresso ocorreu a Assembléia Nacional da Pastoral da Saúde, onde foram deliberados diversos encaminhamentos dos quais: 1- A confirmação da realização do Seminário da Saúde a ser realizado de 16 a 19 de outubro em Campo Grande. 2- A Romaria Nacional de Aparecida ficou definida para 07/02/15. 3- A realização do mês da “Campanha de Doação de Sangue” que cada Diocese deverá realizar, será durante todo mês de abril de 2015, cabendo entrar em contato com o Hemocentro do município. 4- Será realizada Assembléia de eleição de novo Coordenador Nacional da Pastoral da Saúde em 09/05/15, em Aparecida, cabendo ao coordenador comparecer.

ANA REGINA DE OLIVEIRA GAMA
COORDENADORA DIOCESANA PASTORAL DA SAÚDE