RCC e Paróquia Nossa Senhora das Dores realizam ação missionária em Jambeiro

Inspirados no lema do Ano Vocacional que também norteou a mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Missões, bem como a Campanha Missionária 2023 da Igreja no Brasil, “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24,13-35), a Renovação Carismática Católica da Diocese de Taubaté juntamente com a Paróquia Nossa Senhora das Dores realizou entre os dias 20 a 22 de outubro uma ação missionária nas zonas urbana e rural da cidade de Jambeiro.

A missão recebeu o nome de “Jesus no Coração” e contemplou momentos de visita as casas e aos comércios, ação social, caminhadas pelas ruas e momentos de oração na Praça central do município. Participaram mais de 80 missionários vindos de Taubaté, Tremembé, Pindamonhangaba, Caçapava e também de Jambeiro que deram generosamente a resposta de ser Igreja em Saída como pede o Papa Francisco. Dentre os missionários estavam os padres Cipriano Alexandre de Oliveira, pároco local, e Luiz Gustavo Sampaio Moreira, assistente eclesiástico da RCC.

Na sexta-feira, dia 20, a Missão se iniciou com a acolhida aos missionários pelas 19h. A Santa Missa de envio presidida pelo Padre Cipriano aconteceu logo em seguida, às 20h, na Igreja Matriz. Já às 21h, missionários saíram em uma animada caminhada pelas ruas do centro da cidade com cantos e louvores a Deus.

No sábado, dia 21, às 08h da manhã Padre Luiz Gustavo conduziu um momento de oração que abriu o segundo dia das missões. Pela manhã, os missionários se dividiram em sete equipes para visitação das casas e estabelecimentos no centro, bem como para visitação de casas na zona rural. O padre assessor da RCC, teve a oportunidade também de fazer visitas e conceder bênção para diversas casas. No período da tarde, enquanto alguns permaneceram evangelizando nas ruas, houve a Ação Social “Coração Carismático” com serviços gratuitos de corte de cabelo, manicure, assessoramento de advogados, contadores, psicólogos e evangelização para crianças. Após a Santa Missa das 19h realizada na Igreja Matriz, os missionários se reuniram na Praça Almeida Gil, distante alguns metros dali, para um momento de oração e pregação da Palavra de Deus; muitos da Praça se aproximaram para participar e ouvir o anúncio do amor de Deus.

O último dia de Missão, domingo, 22, foi marcado pela Santa Missa às 08h na Matriz, seguida de evangelização nas ruas novamente do centro e da zona rural. Ao retornarem à Matriz, os missionários tiveram momentos de partilhas e de agradecimentos. Após o almoço uma animada caminhada pelas ruas marcou a despedida dos missionários com músicas, serenatas e orações no centro da cidade. Às 15h, na Igreja Matriz houve a Adoração ao Santíssimo Sacramento e o encerramento das atividades missionárias.

A RCC tem promovido anualmente missões em parceria com algumas paróquias. Nos últimos anos receberam este trabalho missionário do Movimento as Paróquias Nossa Senhora de Fátima em Taubaté (2022) e São Benedito em Campos do Jordão (2021).