QUEM ELE ACHA QUE É?

A irada senhora reagiu contra mim, que tenho 82 anos de idade, 60 de catequista, 57 de sacerdócio e com mais de 700 obras de catequese entre livros, CDs, canções e operetas e musicais.

Usou a expressão: “Quem ele acha que é?” Respondi: “Eu acho que sou padre e catequista e professor de catequese. Aliás, não acho! Tenho certeza que fui nomeado para ensinar catequese há mais de 60 anos!”

Expliquei que, no Brasil, qualquer pregador de qualquer igreja pode pregar livremente sua fé. São milhares os pregadores e templos do Brasil!

Na nossa Igreja, padres, religiosos e religiosas, leigos, podem ter escolas, templos, rádio, TV, movimentos de espiritualidade e místicas próprias, desde que aprovados pelo Papa, bispos e autoridades.

Por isso, há mais de dez mil padres e freiras pregando em colégios, hospitais, creches, asilos, universidades, paróquias, TVs, Rádios e internet porque a Igreja permite que preguem.

Então a pergunta: “QUEM ele acha que é?  “pode também ser respondida por mais de 400 mil pregadores e catequistas: “ELE FOI CAPACITADO PARA ENSINAR E PREGAR A FÉ CATÓLICA. Um bispo permitiu!”

Se o bispo da diocese permite e não proíbe, é sinal que este pregador, cantor, catequista ou professor ou professora É ALGUÉM aceito pela nossa Igreja.

Jesus e Paulo também eram contestados pelos judeus ou novos cristãos insatisfeitos com sua pregação.

Paulo não foi aceito por alguns cristãos que seguiam uma linha pastoral contrária ao que Paulo ensinava. Mas os apóstolos aceitaram a cultura e o testemunho deste culto evangelizador. Ele sabia o que dizia!

Católicos insatisfeitos sempre contestarão qualquer catequese que não seja do seu grupo de espiritualidade.

Só que tem que, segundo o CIC, não existe só uma espiritualidade no mundo e teremos que dialogar com estes irmãos de outra espiritualidade! Eles também estão procurando Deus!

E existe uma “espiritualidade católica” na Igreja. Nossa Igreja aceita várias místicas. E aí está a riqueza do catolicismo.

Franciscanos, beneditinos, dominicanos, jesuítas, redentoristas, salesianos, dehonianos, saletinos, claretianos, paulinos, paulinas, mercedários, vicentinos, RCC, Marianos, MFC, ECC, Canção Nova, são algumas das mais de 200 agremiações ou congregações que anunciam Jesus.

Eles sabem quem são: são anunciadores da fé em Jesus, cada qual com sua mística e sua história.

Quem faz esse tipo de pergunta não deve ter lido o Catecismo nem os documentos básicos da nossa Igreja.

Talvez esta senhora não tenha lido direito sua Bíblia e nem consultado seu Catecismo nos verbetes ESPIRITUALIDADE e CATEQUESE!

O movimento que ela segue não é o único grupo de espiritualidade na nossa Igreja. Só no Brasil há mais de 250 deles, E ELES SABEM O QUE DEVEM ENSINAR. E se ensinarem algo errado, o bispo tem o direito de proibir que exerça este ministério! Inclusive esta senhora!